Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Ciência e Tecnologia

todas as notíciasseta

Fenômeno da Lua Azul acontece hoje

De fato, o termo Lua Azul não se refere à cor, mas a quão raro é o fenômeno. Lua azul é a definição para a quarta Lua cheia de uma estação, ou, mais recentemente, a segunda Lua cheia em um mês.


31/08/2012 às 10:45h

Fenômeno da Lua Azul acontece hoje
Crédito: Divulgação

Hoje é dia de olhar para o céu e conferia a Lua Azul pela última vez em 2012. Depois disso, o fenômeno irá acontecer em 2015. Mas não espere ver aquilo que você conhece por azul colorir o principal satélite da Terra.

 

De fato, o termo Lua Azul não se refere à cor, mas a quão raro é o fenômeno. Lua azul é a definição para a quarta Lua cheia de uma estação, ou, mais recentemente, a segunda Lua cheia em um mês. É esta segunda definição que vale para o mês de agosto e sua Lua azul. A primeira Lua cheia do mês foi vista em 1 de agosto.
 

A ocorrência deve-se ao ciclo lunar de 29,5 dias, o que torna perfeitamente possível que esta fase se apresente cheia duas vezes no mesmo mês. Fevereiro é o único mês que não pode ter a Lua Azul, mesmo em anos bissextos. Aliás, em determinados anos bissextos é possível que Fevereiro nem sequer tenha uma lua cheia.

FONTE: Da redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live Lagedor
Publicidade
Estacio  ON
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas