Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Municípios

todas as notíciasseta

Massa de ar quente perde força e cresce chance de chuva

No São Francisco e oeste da BA, temperatura máxima pode chegar a 39°C. Nessas áreas, há reforço de alerta para risco de queimada em vegetação.


18/12/2015 às 03:12h

Massa de ar quente perde força e cresce chance de chuva
Lençóis é uma das cidades na Chapada Diamantina que vem sofrendo com queimadas em vegetação (Foto: Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral))

A massa de ar quente e seco, que vem atuando no clima da Bahia há semanas, começa a perder força em algumas áreas do estado, o que pode aumentar a nebulosidade e a chance de chuva nos próximos dias. A previsão é do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que divulgou as informações nesta sexta-feira (18). De acordo com o órgão, é maior a probabilidade de chuva, ainda que de fraca intensidade, nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste, Chapada Diamantina, norte e sul.


Cinquenta e um mil hectares de vegetação foram devastados nos três últimos meses pelo fogo na região da Chapada Diamantatina. O número equivale a aproximadamente 3.500 estádios do Maracanã. Do total, 15 mil hectares atingidos pelas chamas ficam dentro do Parque Nacional, que é uma área de preservação ambiental que abrange seis municípios.


Conforme a previsão do Inema, para Salvador e região metropolitana, não haverá mudanças significativas nas condições do tempo, mantendo o céu parcialmente nublado a claro, e sem chuva, na maior parte do período. Não está descartada a possibilidade de eventos isolados de chuva fraca, principalmente nas primeiras horas da manhã. Além dos ventos úmidos, vindos do Oceano Atlântico, a temperatura elevada também pode contribuir para a ocorrência de chuva.

 

Segundo previsão do Inema, no São Francisco e oeste da Bahia, onde a temperatura máxima pode chegar a 39°C, também há possibilidade de eventos isolados de chuva mais forte. De acordo com a previsão do Inema, a umidade vinda da Região Amazônica deve contribuir para essa condição, como a chuva mais frequente no final da tarde e durante a noite.


Já, nas regiões do Recôncavo Baiano e nordeste, a massa de ar quente e seco continua predominando, com a previsão de céu ensolarado, pouca chance de chuva. Além de deixar o tempo seco, essa massa de ar também colabora para e temperatura elevada. A máxima deve variar entre 32°C (Recôncavo) e 37°C (Nordeste).


O alerto é que a combinação de tempo quente e seco, somada à vegetação já ressecada, aumenta a possibilidade de ocorrerem focos de queimadas nessas regiões. Por isso o Inema alerta para o uso do fogo em atividades de rotina, como a preparação do solo para o plantio, a renovação de pasto e queima de lixo.

FONTE: G1
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live com Antonio Dyggs sobre o pagamento do Instagram para perfis comerciais
Publicidade
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas