Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Municípios

todas as notíciasseta

Congresso debaterá culturas do milho e do sorgo

O Congresso é uma realização da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS)


21/07/2014 às 01:24h

Congresso debaterá culturas do milho e do sorgo

Com o tema “Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global”, o XXX Congresso Nacional de Milho e Sorgo (CNMS), acontece entre os dias 3 e 7 de agosto, em Salvador. Os participantes discutirão os processos tecnológicos e científicos sobre as culturas, e as políticas de desenvolvimento para o setor. O Congresso é uma realização da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri/EBDA).


De acordo com Edson Alva, engenheiro agrônomo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e presidente desta edição do Congresso, são esperadas cerca de 1000 pessoas. “A expectativa é grande, pois é a primeira vez que o Congresso acontece na Bahia, um importante produtor de milho no Brasil”.


Podem participar, além de estudantes, produtores de milho e sorgo, profissionais ligados ao setor de criação e industrialização de aves, suínos e bovinos, entre outros, que utilizam o milho e sorgo como base da ração para a criação desses animais. “O Congresso é uma oportunidade para os pesquisadores trocarem informações e experiências, bem como discutirem novas tecnologias comuns as duas culturas”, destacou Alva.


Um dos painéis de discussão tratará da eficiência econômica e da comercialização de grãos. Cesar Borges de Sousa, vice presidente da empresa Caramuru Alimentos, entende que “um dos maiores player’s do mercado internacional de milho, o Brasil tem excelentes oportunidades para fazer do grão um produto que agregue, de fato, valor à produção agrícola, incrementando a renda do produtor rural e, paralelamente, contribuindo para fortalecer o nível de atividade da economia nacional”. Também vai participar deste painel Rafael José Rorato, do Banco Mundial, que falará sobre logística de escoamento.


Outro assunto a ser abordado são os sistemas de produção de milho e sorgo safrinha na região Centro-Oeste. Quem vai falar sobre o tema é Gessi Ceccon, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), que fez um trabalho juntamente com Claudinei Kappes, pesquisador da Fundação Mato Grosso, e com os professores Alessandro Guerra da Silva e Ricardo Francischini, da Universidade de Rio Verde. Entre as conclusões do trabalho, eles afirmam que “a colheita antecipada da soja verão tem favorecido a semeadura antecipada do milho safrinha, que tem apresentado altas produtividades nos últimos anos”.


Programação – A programação técnica do evento prevê 15 palestras, 16 painéis, quatro minicursos, dentre eles: “Produção de milho e sorgo na agricultura familiar do Semiárido”, “Sistema intensivo de produção de milho” e “Manejo fitossanitário integrado em sistemas de produção de milho”. Paralelamente também será realizado o “I Simpósio sobre Lepidópteros Comuns a Milho, Soja e Algodão”.

 

A programação completa pode ser acessada no endereço.

FONTE: ASCOM/Seagri
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

BAHIA AQUI É TRABALHO

TVGeral

Live Rodrigo e Gabbriel EVOLUTION
Publicidade
PMFGS Covid
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas