Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Brasil

todas as notíciasseta

STF forma maioria e não barra realização da Copa América

Corte julgou três ações que tentavam barrar a competição continental no Brasil. Nenhuma delas, entretanto, avançou


10/06/2021 às 07:07h

STF forma maioria e não barra realização da Copa América
Crédito: Divulgação

A realização da Copa América está mantida. Nesta quinta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou três ações que tentavam barrar a competição continental no Brasil. Nenhuma delas, entretanto, avançou.

 

O julgamento aconteceu em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos por sistema eletrônico. Para formar maioria, eram necessários seis votos. E os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski (os dois eram relatores), Marco Aurélio Mello, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram para liberar o torneio.


O PSB (Partido Socialista Brasileiro) e a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) apresentaram ações contra a Copa América que ficaram sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia. A primeira delas argumentava que a circulação de visitantes no torneio causaria maior propagação da COVID-19, enquanto a segunda pedia que o país não sediasse eventos internacionais durante a necessidade de isolamento social.


O PT (Partido dos Trabalhadores) também apresentou ação, essa sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, argumentando que o evento viola o direito à saúde.
A ministra Cármen Lúcia votou contra as duas ações de sua relatoria. Ela entende que a competência para liberar ou proibir os jogos é estadual, não federal.


O ministro Ricardo Lewandowski acompanhou o voto da relatora por questões processuais. Já na ação do PT, não se opôs à realização da Copa América, mas pediu que os governos – tanto federal como dos estados e municípios – apresentem um plano para uma realização segura do evento.

FONTE: ESPN Brasil
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
ENS
Gov Bahia
ENS
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas