Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Política

todas as notíciasseta

Governador do Amazonas justifica ausência na CPI

No fim da noite desta quarta-feira, 9, a ministra do STF, Rosa Weber, concedeu habeas corpos ao governador, que retirou a obrigação de que ele comparecesse à Comissão


10/06/2021 às 04:47h

Governador do Amazonas justifica ausência na CPI
Crédito: Reprodução

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que apesar da sua defesa ter entrado com habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), ele não compareceu à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid devido à crise na segurança pública no estado nos últimos dias.

 

No fim da noite da quarta-feira (9) a ministra do STF, Rosa Weber, concedeu habeas corpos ao governador, que retirou a obrigação de que ele comparecesse à Comissão, já que está na condição de investigado pela Polícia Federal. Ele é suspeito de participação em esquema de desvio de recursos destinados ao enfrentamento da pandemia.

 

"A ministra tomou a decisão e facultou a minha participação na CPI. Eu optei por não ir, em razão de todos esses episódios que têm acontecido no Amazonas. Eu preciso estar junto à população e coordenar ações na área de segurança. O povo precisa de mim aqui neste momento", disse Wilson Lima em nota enviada à CNN Brasil.

 

O governador, que estava na lista daqueles que assinaram a ADPF para tentar barrar a convocação de governadores, acrescentou que o Congresso Nacional não tem competência para convocar chefes do Executivo e que é necessário o respeito à "independência dos poderes".

 

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), garantiu que o Senado vai acionar a procuradoria para recorrer da decisão do Supremo. Aziz é ex-governador do Amazonas e tem se manifestado firmemente sobre o assunto.

 

O senador lamentou que Wilson tenha perdido a "oportunidade" de esclarecer aos brasilerios e amazonenses o que aconteceu no caos em Manaus, com a falta de oxigênio que resultou na morte de pessoas por asfixia.

FONTE: A Tarde Online
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
ENS
Gov Bahia
ENS
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas