Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Política

todas as notíciasseta

CPI da Covid-19 aprova diversas quebras de sigilos

Requerimentos aprovados incluem também representantes do Ministério da Saúde e de empresas


10/06/2021 às 04:22h

CPI da Covid-19 aprova diversas quebras de sigilos
Crédito: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

A CPI da Pandemia aprovou nesta quinta-feira (10) uma lista de requerimentos de quebra dos sigilos telefônico, bancário, fiscal e telemático (recursos digitais), incluindo os dos ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores). A medida inclui tambçem Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde e conhecida como “capitã cloroquina”, por defender o uso do medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

 

Também tiveram os sigilos quebrados o assessor internacional da Presidência da República, Filipe Martins, e dois integrantes do chamado “gabinete paralelo”, grupo investigado por orientar decisões do presidente Jair Bolsonaro a respeito da pandemia e a revelia do ministério da Saúde. São eles o empresário Carlos Wizard e o virologista Paolo Zanotto.

 

Na apreciação dos requerimentos, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) questionou o senador Renan Calheiros (MDB-AL), por pedir a quebra de sigilo de pessoas que não foram ouvidas.

 

“O sigilo bancário não tem caráter absoluto, deixando de prevalecer em casos excepcionais diante da exigência imposta pelo interesse público”, rebateu o senador Fabiano Contarato (Rede-ES). O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) indeferiu a questão apresentada pelo parlamentar do DEM.

 

As quebras de sigilo envolveram os representantes do Ministério da Saúde Zoser Plata Bondin (assessor especial); Hélio Angotti Neto (médico e secretário de Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos); Francisco Ferreira Filho (coordenador do comitê de crise no Amazonas); Francieli Fantinato (secretária); Flávio Werneck (assessor de assuntos internacionais); Élcio Franco (ex-secretário executivo);Camile Giaretta Sachetti (ex-diretora de Ciência e Tecnologia); Arnaldo Correira de Medeiros (ex-secretário).

 

Outros requerimentos abrangem Túlio Silveira (representante da Precisa Medicamentos), Marcellus Campelo (secretário de Saúde do Amazonas); o tenente da Marinha Luciano Dias Azevedo; Francisco Emerson Maximiano, sócio da Global/ parceira nacional da produtora da vacina da Covaxin e Alexandre Figueiredo Costa e Silva, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) envolvido na produção de um relatório extra-oficial.

 

A CPI também terá acessos a dados da Associação Dignidade Médica de Pernambuco, Empresa Profissionais de Publicidade Reunidos (PPR), Calya/YE e Artplan. Fonte: CNN Brasil

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
ENS
Gov Bahia
ENS
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas