Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Ciência e Tecnologia

todas as notíciasseta

Conheça bioesponja que descontamina oceanos e rios

O produto, 100% sustentável, além de absorver os rejeitos de petróleo, permite a sua reutilização


05/04/2021 às 04:47h

Conheça bioesponja que descontamina oceanos e rios
Crédito: Divulgação

Bolsista da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), José Yago Rodrigues Silva, químico doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolveu uma esponja biodegradável e reutilizável. A bioesponja, como foi chamada, é 100% sustentável e produzida a partir do alginato, um composto orgânico presente nas algas marinhas que é capaz de absorver rejeitos de petróleo em oceanos e rios.

 

Quais os objetivos da sua pesquisa?


A minha pesquisa teve como objetivo desenvolver uma bioesponja capaz de ser sintetizada em escala industrial para a descontaminação de águas poluídas com rejeitos orgânicos, sendo o petróleo o principal deles. Além disso procurei criar um produto que pudesse reutilizar os contaminantes extraídos das águas.


Qual a importância da sua pesquisa para o Brasil? E para o mundo?


O Brasil é um dos países com mais água potável no mundo e ainda se encontra em desenvolvimento. Logo, acidentes ambientais envolvendo contaminação de água são inevitáveis. O nosso produto é muito importante por ser capaz de reduzir e remediar os danos ambientais causados na água. Além disso, a bioesponja é de um produto de baixo custo e biodegradável.


O mundo exige a cada instante o cuidado com o meio ambiente. O Brasil é um dos grandes cenários que se encontram sob constante observação e fiscalização pela comunidade internacional devido às suas riquezas naturais. O desenvolvimento e a aplicação desse produto contribuiria para a formação de uma imagem positiva de desenvolvimento e preocupação com o meio ambiente.

 

A ArqueaTec, startup de soluções biotecnológicas e sustentáveis voltada para a descontaminação e remediação de águas, que produz a bioesponja, segue as exigências globais e oferece um produto eficiente e biodegradável, apropriado para a descontaminação de água. Isso valoriza economicamente o produto e é essencial para a sociedade.

 

Como a sua pesquisa beneficia a sociedade?


Acidentes envolvendo a contaminação de águas são cada vez mais frequentes no Brasil e no mundo como resultado negativo ocasionado pelo crescimento industrial. Em 2019 tivemos um dos maiores acidentes ambientais quando toneladas de petróleo apareceram na costa brasileira. Isso atingiu diretamente a economia local. Neste acidente fomos capazes de identificar a necessidade de desenvolver tecnologias capazes de enfrentar eventos catastróficos de forma a extinguir ou diminuir os impactos à saúde, ao meio-ambiente e econômicos para a sociedade.


O que ela traz de novidade diferente do que já existe na literatura?


A bioesponja apresenta uma fabricação simples, facilitando sua produção em escala industrial. É produzida com materiais biodegradáveis, baratos e de rápida e fácil remoção dos contaminantes propostos. Um fator positivo é a reutilização das bioesponjas e a capacidade de separação e recuperação dos contaminantes estudados. Sua aplicação em acidentes ambientais promove uma solução eficiente e de baixo custo, minimizando os impactos ambientais.


Quais foram os resultados?


A esponja mostrou uma eficiência de remoção acima de 99% para o óleo de motor usado e hexano. Além disso, o material pode ser reutilizado por mais de 10 vezes, perdendo apenas 20% da sua capacidade inicial. Como os resultados iniciais foram positivos, a bioesponja teve sua patente de registro depositada e ainda motivou a criação da ArqueaTec.


Qual a importância da CAPES no projeto?


A CAPES entra como um órgão essencial no desenvolvimento e formação dos recursos humanos e financeiros para a manutenção de equipamentos essenciais à criação dos materiais.ão (MEC). 

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
Gov Bahia
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas