Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta

Covid: vacinados devem aguardar para doar sangue

Para cada vacina a recomendação é diferente


04/03/2021 às 04:37h

Covid: vacinados devem aguardar para doar sangue
Crédito: Divulgação

Com o início da vacinação contra Covid-19, surge a dúvida se pessoas que já tomaram as primeiras doses das vacinas podem doar. A enfermeira Josilda Brandão explica que para cada vacina a recomendação é diferente.


No caso da Coronavac, vacina do Butantan em parceria com a Sinovac (China), a recomendação é que se espere 48h antes de doar, prazo estipulado também para Covaxin da Índia.


No caso da AstraZeneca, imunizante da Fiocruz (Reino Unido), a recomendação é que o prestante aguarde sete dias antes de realizar uma doação, medida recomendada também para BNT162, vacina da Biontech em parceria com a Fosun (EUA e Alemanha), Ad26 da Janssen (Europa), Sputnik V (Rússia) e mRNA-1273 (Norte-americana).


A doação de sangue é um ato voluntário e todo material usado é individual e descartável após a realização. Em cada doação, pode arrecadar-se até 450 ml de sangue, podendo ser usado para ajudar até quatro pessoas. Produto essencial para sobrevivência, a transfusão de sangue pode ser utilizada em cirurgias de grande porte, pacientes com doenças crônicas, com doença falciforme e após graves acidentes.


“Nada substitui o sangue”, afirma Josilda. “Sabemos que o momento assusta, mas seguindo todos os cuidados a prática segue sendo segura e pode salvar muitas vidas”.


Podem doar sangue pessoas saudáveis, bem alimentadas e portando documento oficial com foto. Pessoas que contraíram o coronavírus também podem doar, tomando apenas o cuidado de fazê-lo somente após 30 dias de quarentena.


É recomendado uma alimentação saudável, leve e a ingestão de líquidos, recomendação feita também para depois da doação, juntamente com outros cuidados como a de não praticar exercícios físicos pesados, não dirigir transportes de grande porte, não fumar ou consumir bebidas alcoólicas por pelo menos 2 horas após a doação.  

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live com Antonio Dyggs sobre o pagamento do Instagram para perfis comerciais
Publicidade
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas