Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Cultura e Eventos

todas as notíciasseta

Livro aborda como tecnologias digitais são utilizadas na Educação Física

O livro é resultado da pesquisa de mestrado em Educação Física Escolar, defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


24/02/2021 às 12:08h

Livro aborda como tecnologias digitais são utilizadas na Educação Física
Crédito: Divulgação

Ferramenta fundamental para ampliar a comunicação, os telefones celulares modelos smartphones, pela tecnologia empregada, também são instrumentos pedagógicos, respaldados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o uso de tecnologias em sala de aula.


Segundo a Pesquisa Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. O aumento aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.


Estudando este cenário pedagógico-tecnológico, que o professor de Educação Física em Feira de Santana, Fábio Souza Oliveira, lança o livro "Mídia-Educação Física: Outros Olhares sobre a Cultura Corporal", 183 páginas, com uma reflexão sobre o uso de dispositivos digitais na escola e na Educação Física. "O livro começa discutindo as tecnologias digitais na educação, um olhar amplo de como esses dispositivos têm tomado conta das salas de aulas, das escolas, com o aparelho celular tipo smartphone. De que forma eles entram, quais são os impactos dos celulares na escola, como a escola se apropria disso e depois foco para a minha área de atuação, que é a Educação Física, de que forma esses dispositivos trazem impactos ou benefícios para Educação Física", disse Oliveira em entrevista ao jornal FOLHA DO ESTADO.


Educador físico há 16 anos, Fábio comentou que o livro é resultado da pesquisa de mestrado em Educação Física Escolar, defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Dentro da educação física escolar, a gente tem uma série de problemáticas que ainda não são tão fáceis de lidar, como a questão de gênero, de raça, a falta de espaço que é gravíssimo, mas acima de tudo as tecnologias, um exemplo muito claro é o esporte. É um conteúdo que está na mídia muito presente, mas é um esporte de alto nível, que te propõe um jeito correto de jogar, com uniforme, com espaço adequado, ele limita muitas possibilidades e dentro da Educação Física escolar a gente descobre uma série de outras formas de jogar, que facilitam a inclusão, fazer com que o esporte sirva a mim, a esses processos de socialização, integração e não a um modelo único de rendimento", disse.


O autor também alertou para o outro lado do uso de dispositivos digitais, especificamente celulares, no contexto educacional. "Uma das discussões do livro é esse 'abrir de olhos'. A tecnologia tem um potencial muito grande de ser benéfica, de formação, de agregar valor aos processos formativos na escola, mas por outro lado é uma grande cilada, armadilha, por que é um portal aberto para todo e qualquer tipo de conteúdo disponível na internet, que é incontrolável. A grande discussão está sobre isso. Quando falamos de cultura corporal dentro da Educação Física, estamos falando dos elementos jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e de que forma a mídia traz isso, de modo geral com uma representação mais fechada, as vezes distorcida, e não representam a realidade do que esses elementos são para educação física ou dentro de uma perspectiva cultural", finalizou.


Para mais detalhes sobre o livro e como adquirir o exemplar, basta acessar, através da câmera do seu smartphone (clicar na imagem), o QR Code desta reportagem.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PMFS

TVGeral

Live Show Gilsam e convidados ‘De Bob Marley a Lucas da Feira’
Publicidade
Gov Bahia
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas