Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Cultura e Eventos

todas as notíciasseta

Fotógrafo celebra 51 anos de trabalho com novos registros

O decano trouxe para nós mais uma história contada pelo seu olhar, a do convento de Santo Antônio do Paraguaçu, em Cachoeira


20/02/2021 às 05:37h

Fotógrafo celebra 51 anos de trabalho com novos registros
Crédito: Divulgação

O fotógrafo Antônio Magalhães é conhecido por eternizar momentos e contar histórias de Feira de Santana através de suas lentes. E a comemoração de seus 51 anos de fotografia não poderia ser diferente, o decano trouxe para nós mais uma história contada pelo seu olhar, a do convento de Santo Antônio do Paraguaçu, em Cachoeira.

 

O convento foi o segundo do Brasil, construído no século em 1649. Lá funcionava um Noviciado, o segundo a ser construído no Brasil, onde os jovens eram admitidos para se tornarem novos sacerdotes e muitos deles foram figuras importantes como Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão, autor do “Novo Orbe Seráfico Brasílico”, registro da história dos franciscanos no Brasil.

 

O imóvel foi tombado em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que ali tem realizado trabalhos de conservação e consolidação das estruturas e restauração das imagens, e pertence à Ordem Religiosa Franciscana.

 

Com estilo barroco, característico da época, o convento ainda preserva a decoração que mistura diversas infl uências. Os quase 4 mil metros de extensão do convento contam histórias da resistência da época escravista, e de uma riqueza histórica ímpar.

 

Todas essas histórias podem ser apreciadas através dos registros fotográficos de Antônio Magalhães, uma herança feirense.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PMFS

TVGeral

Live Show Gilsam e convidados ‘De Bob Marley a Lucas da Feira’
Publicidade
Gov Bahia
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas