Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Educação

todas as notíciasseta

Bahia terá 1º Centro de Computação Quântica do país

No início, os estudos utilizarão simuladores/emuladores que permitem explorar características quânticas nos diversos problemas e desafios complexos


30/10/2020 às 10:14h

Bahia terá 1º Centro de Computação Quântica do país
Crédito: José Paulo Lacerda

O SENAI CIMATEC, em parceria com a empresa francesa Atos, terá em sua estrutura o primeiro Centro de Competência em Computação Quântica do Brasil. Nesta sexta-feira (30), às 16h, será assinado o memorando de intenções e, logo em seguida, o novo Centro começa a ser instalado no campus.


“O tema já vem sendo estudado por pesquisadores importantes em diversas instituições do país e no mundo, e este centro será o pioneiro, especializado e focado em computação quântica no Brasil”, explica João Marcelo, pesquisador líder do Centro de Supercomputação do SENAI Cimatec.


No início, os estudos utilizarão simuladores/emuladores que permitem explorar características quânticas nos diversos problemas e desafios complexos. "Através desses estudos iniciais, vamos nos preparar para o advento do mundo quântico e começar a formar profissionais capacitados para esse novo e revolucionário paradigma", diz João Marcelo.


A computação quântica permitirá avanços tecnológicos sem precedentes, com aplicação em diversos setores. “Vamos buscar soluções para a área de óleo e gás, que já é bastante trabalhada pela supercomputação do Cimatec, mas também prevemos inovações impactantes em setores como saúde, finanças e outros”, diz Genaro Costa, coordenador do laboratório da Atos no SENAI CIMATEC.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live do Grupo DIBEMCOMAVIDA
Publicidade
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas