Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Segurança

todas as notíciasseta

1º BPM, hoje BEIC, celebra 129 anos de fundação

O 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado pela Lei Estadual n° 05, de 27 de outubro de 1891, com a denominação histórica de 1º Corpo de Regimento Policial


27/10/2020 às 03:16h

1º BPM, hoje BEIC, celebra 129 anos de fundação
Crédito: Ascom/1ºBEIC

O 1º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Bahia, ao longo da sua história sempre participou de várias lutas no combate a criminalidade e o crime organizado em Feira de Santana e região, além de atuar de maneira significante na vida da comunidade, desenvolvendo diversas ações sociais. Hoje, transformado em um Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) completa nesta terça-feira (27), 129 anos de existência servindo bem a sociedade baiana.

 

O 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado pela Lei Estadual n° 05, de 27 de outubro de 1891, com a denominação histórica de 1º Corpo de Regimento Policial. Durante a permanência em Salvador, a Unidade esteve sediada no antigo Quartel da Mouraria (até 1894), Quartel dos Aflitos (até 1920), Quartel dos Barris (até 1937) e Vila Militar do Bonfim (até 1956).

 

Transferido para Feira de Santana através do Decreto n° 16. 640, de 07 de novembro de 1956, e efetivado na Praça da Matriz, no centro da cidade, apenas em 18 de dezembro daquele ano. Recebeu a denominação histórica de Batalhão Maurício Ferreira através do Decreto n° 20.508, de 15 de janeiro de 1968, fazendo jus ao honroso Coronel Joaquim Maurício Ferreira, pelos atos de bravura e feitos heroicos à frente do 10° Corpo de Voluntários da Pátria na Guerra do Paraguai, além de ter sido Comandante-Geral da PMBA por duas vezes.

 

As instalações atuais foram inauguradas em 11 de outubro de 1984, pelo Governador do Estado, na época, Dr. João Durval Carneiro.

 

A Unidade deixou de enfrentar diretamente a violência e criminalidade no município para atuar na formação de policiais militares através da Lei n° 11.356, de 09 de janeiro de 2009, oportunidade em que foi transformada em Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, devido à necessidade de ampliação do potencial de formação e preparo de novos policiais militares.

 

A nova missão atribuída ao Batalhão abrange desde a realização de cursos internos para ascensão do policial militar na escala hierárquica da Instituição, como os de formação de Soldados, Cabos e Sargentos, Aperfeiçoamento de Sargentos com vistas à promoção a Subtenentes, até a promoção de diversos projetos de aprimoramento da prática policial para qualificação do efetivo já formado, a exemplo dos Cursos Básico de Moto-patrulhamento e Ronda nos Bairros, através dos quais, busca-se ampliar e atualizar os conhecimentos necessários para o desenvolvimento das atividades de segurança.

 

Integrando a estrutura de ensino da Corporação, o 1º BEIC, atua como polo difusor das atuações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMBA, em toda região leste do estado no que diz respeito ao nível das praças da corporação, ao qual está subordinado e este por sua vez ao Departamento de Ensino da Polícia Militar (DEP).

 

Com 64 anos em Feira de Santana, o 1º Batalhão de Polícia Militar – “Batalhão Maurício Ferreira”, possui em sua galeria de Comandantes, 48 Oficiais que atuaram quando de sua finalidade operacional e 6 comandantes no período de sua atual destinação: a de Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação. O atual comandante da unidade é o Tenente Cel PM Carlos Humberto da Silva Moreira.

FONTE: Ascom/1ºBEIC
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live do Grupo DIBEMCOMAVIDA
Publicidade
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas