Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Internacional

todas as notíciasseta

Brasil é o país com menor valorização dos professores

Em uma escala de 0 a 14 para indicar o status da carreira docente, o Brasil tem nota 5.


22/10/2020 às 04:30h

Brasil é o país com menor valorização dos professores
Reprodução

O Brasil ficou na lanterna de uma pesquisa que analisou a valorização e o prestígio dos professores em todo o mundo. A Varkey Foundation é a responsável pela pesquisa. O Brasil tirou a nota mais baixa entre os 35 países que fizeram parte do estudo.

 

A Varkey Foundation entrevistou 42 mil pessoas de 35 países. Entre essas pessoas estavam alguns professores. Mas a maioria foram cidadãos aleatórios. Ou seja, pessoas que possuem contato com professores, mas que não são da profissão.

 

A pesquisa mediu o prestígio dos professores de cada um desses países. No final, eles fizeram uma pontuação que variava do 0 a 14. A pontuação do Brasil foi 5. Ou seja, foi a pior pontuação de prestígio entre todos os 35 países da pesquisa.

 

Em outra parte do levantamento o instituto se baseou em respostas das pessoas para perguntas do instituto. Neste ponto, o Brasil melhorou a pontuação mas ficou na frente apenas de quatro países. Espanha e os latinos Chile, Colômbia e Argentina.

 

Os especialistas, aliás, afirmaram que a situação brasileira não é uma situação nacional, mas continental. É que, no geral, os professores são mais mal vistos na América Latina do que em qualquer outra parte do planeta. Pelo menos é isso o que revelou o estudo.

 

O levantamento mostrou ainda que quanto maior o prestígio dos professores em um país, maior e melhor é também o desempenho dos alunos naquele mesmo país. Ou seja, o prestígio popular acaba fazendo com que o governo valorize mais a profissão e invista nos direitos para estes profissionais. Como consequência natural, os alunos melhoram nos estudos.

 

A pesquisa mostrou também que a situação de prestígio tem ligação com o gênero dos professores. Países com mais mulheres nos cargos de professor apresentam um nível menor de prestígio. No Brasil, por exemplo, mais de 60% dos professores do ensino médio são mulheres.

FONTE: Brasil 123
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Desafio dos Craques, com a presença de Jorge Wagner, promovido pelas escolas de futebol JSB, JW7 e Costa Lyra Sport.
Publicidade
Corre que cura
Corre que cura
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas