Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta

Pandemia e negócios digitais: porquê a internet é importante?

O atual cenário econômico evidencia que quem não se adapta ao meio digital, não sobrevive


08/08/2020 às 05:09h

Pandemia e negócios digitais: porquê a internet é importante?

A pesquisa Pulso Empresa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) refletindo o panorama dos efeitos da pandemia do novo coronavírus entres empresas até a segunda quinzena de junho de 2020, apontou que 33,5% alteraram o método de entrega de produtos ou serviços, incluindo a mudança para serviços online. O que parece novidade para uma grande parte das empresas tradicionais surgidas antes do advento da internet e popularização das redes sociais, é o ponto de partida para a maioria dos empreendedores que atualmente entram no mercado, muitos desses que mesmo sem dominar as estratégias desta ferramenta, entendem a importância de estar e empreender nos meios digitais.

 

Para a consultora de projetos da ADM Jr., empresa júnior de consultoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Maria Júlia Mendes, o atual cenário econômico evidencia que quem não se adapta ao meio digital, não sobrevive. "No período de dois meses, o Brasil registrou a abertura de uma loja virtual por minuto, foram 107 mil novos estabelecimentos que iniciaram uma jornada no mercado online, segundo dados da revista Época Negócios. Esses dados nos mostram que a estratégia desse direcionamento para o meio digital, se fez muito da necessidade de sobrevivência durante o cenário que vivemos", disse.

 

Entre os fatores que contribuem para que o meio digital seja o "Eldorado" para os empreendedores estão redução de custos (em comparação a um espaço físico), visualização mais direta das informações dos produtos da empresa, conforto para os clientes e a entrega mais fácil de relatórios que permite ao gestor fazer a análise estratégica. "Quando falamos em vendas nas redes sociais, temos duas gigantes que se destacam no segmento, o Facebook e o Instagram. São duas enormes possibilidades de adaptar-se ao meio digital. Uma loja virtual, precisa observar quais fatores estão influenciando para que suas vendas aumentem ou diminuam. Fatores como: tráfego, curtidas, interações, visualizações, compartilhamentos e, claro, o número de vendas em si", explicou.

 

Como em todo negócio, ser visto é fundamental e no meio digital, estratégias como promoções, sorteios são importantes, assim como os anúncios digitais. "Não é preciso retirar uma boa parte da sua receita para iniciar um anúncio digital. Comece aos poucos, é ideal analisar o resultado que está obtendo com o pouco valor investido para começar a investir maiores valores. O Facebook ADS por exemplo, oferece várias características que você pode selecionar para que o seu anúncio alcance as pessoas ideia do seu negócio, faça testes, mude a receita até chegar no resultado mais ideal", comentou Mendes.

 

Mas, para quem está iniciando nas plataformas digitais, como escolher com o que empreender? Segundo Mendes, um negócio tende a ser o reflexo daquilo que uma proposta de valor busca entregar, sendo assim definir um nicho de mercado é importante. "A empresa ganha vantagem por ter seu processo moldado a um nicho, que tem um padrão de características, o que facilita o atendimento e a comunicação entre as etapas pré, durante e pós venda. Uma empresa pode trabalhar com um nicho desde que tenha as informações e os motivos certos", disse a consultora da ADM Jr.

 

No cenário de concorrência e com muitas opções para consumo, nem sempre é possível investir ou mesmo migrar para os meios digitais, assim como existem empresas que possuem serviços que precisam da presença física do consumidor final. "É muito necessário uma auto análise do que é ideal para sua empresa. Estude e busque auxílio. Além de vários cursos gratuitos que foram disponibilizados por vários canais, existem diversas empresas que são especializadas e podem ajudar o gestor a ter um ingresso muito mais seguro no meio digital", resumiu Mendes, que acrescentou o meio digital é sustentável, mantendo-se importante no cenários pós-pandemia. "O digital é um meio para que as empresas possam levar a sua marca para mais pessoas. No entanto, é importante frisar que essa transformação digital não se resume a estar nas redes sociais. É importante que a empresa, como um todo, também se adapte a esse novo canal de vendas", finalizou.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

BAHIA AQUI É TRABALHO

TVGeral

Live Rodrigo e Gabbriel EVOLUTION
Publicidade
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas