Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta

Restaurantes em Feira de Santana voltam a receber público a partir de terça, 4

Os bares ainda não estão permitidos funcionar com atendimento presencial


03/08/2020 às 11:19h

Restaurantes em Feira de Santana voltam a receber público a partir de terça, 4
Crédito: Reprodução

A partir desta terça-feira (4), restaurantes e lanchonetes em Feira de Santana voltam a receber o público nestes espaços após cerca de 120 dias com restrições devido a pandemia do novo coronavírus, que apresentou o primeiro caso na cidade em 6 de março. As determinações estarão em decreto municipal que será publicado na próxima terça-feira (4) no Diário Oficial Eletrônico do Município, mas a informação foi adiantada na entrevista coletiva por videoconferência desta segunda-feira (3). Os bares ainda não estão permitidos funcionar com atendimento presencial.

 

Segundo o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, nos restaurantes o almoço será das 11 horas às 15 horas e o jantar das 17 horas às 21 horas. Esses estabelecimentos poderão funcionar com 40% da capacidade instalada, sendo proibido self-service e com atendimento “a la carte”. Também os estabelecimentos deverão seguir normas de higiene, como por exemplo, a desinfecção das mesas, sendo proibida a utilização de espaços kids, eventos, comemorações, shows e músicas eletrônicas.


Já as lanchonetes devem funcionar entre 8 horas às 17 horas, com 50% da capacidade. Tanto restaurantes, quando lanchonetes deverão respeitar o distanciamento de 2 metros de mesas e nas filas de pagamentos.


“A fiscalização integrada estará atuando a noite na questão do fechamento destas atividades. O seguimento ficou 120 dias fechados, percebemos várias manifestações do Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis e também da Associação Comercial, tudo isso foi avaliado e buscado soluções e os indicadores de saúde foi o balizador para que a gente pudesse chegar a esse momento”, disse Antônio Carlos Borges Júnior.

 

“Estamos dando um passo importante e entendemos ser necessário de ser dado. Estamos colocando um voto de confiança naqueles que passaram a ter dificuldades grandes, mas são locais que se permitem uma transmissão de vírus muito grande. Se não tivermos a condição de ter um compromisso forte da mesma forma que estamos voltando a abrir a gente volta a fechar mais uma vez. É o segmento que mais precisa colaborar”, disse o prefeito Colbert Martins Filho, que explicou que o critério para diferenciar o bar do restaurante é o fornecimento de alimentação entre os serviços do estabelecimento, estando esses submetidos as todas as normas de distanciamento e higienização.

 

Situação sanitária de Feira de Santana


Segundo o prefeito Colbert Martins Filho, há uma média decrescente de casos se comparado os últimos sete dias do mês de junho (167), com julho (67). No Hospital de Campanha do município, segundo dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde - Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) são 10 pacientes internados em UTI e 16 pacientes em leitos clínicos, uma ocupação geral de 38% na unidade.


Já nas unidades do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), sob gestão estadual, 13 dos 14 leitos clínicos estão ocupados e 22 dos 30 leitos de UTI estão com pacientes. De forma geral, a taxa de ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Feira de Santana está em 48%. Até o domingo (2) eram 7.233 casos conformados pelas autoridades de saúde municipais e 143 mortes. 5.270 são considerados recuperados.


“Houve um pico em algumas semanas de julho e já temos novamente uma tendência da redução de mortalidade com tendência a queda da nossa curva, cada semana temos um numero menor de pacientes positivos”, disse a médica infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus. 

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

BAHIA AQUI É TRABALHO

TVGeral

Live Rodrigo e Gabbriel EVOLUTION
Publicidade
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas