Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Cultura e Eventos

todas as notíciasseta

Amigos promovem campanha pelo artista Márcio Punk

Multiartista trata um câncer desde de novembro do ano passado e passa por dificuldades por não poder trabalhar em meio a pandemia


31/07/2020 às 05:30h

Amigos promovem campanha pelo artista Márcio Punk
Crédito: Jaime Sampaio/Divulgação

O tratamento de câncer do artista Márcio Punk, que começou em novembro do ano passado, teve as dificuldades agravadas após a pandemia do coronavírus. Natural de Feira de Santana, o artista passa por dificuldades financeiras, pois está sem poder trabalhar e ainda precisa arcar com os custos do tratamento da doença. Para arrecadar fundos e ajudá-lo, amigos estão fazendo uma campanha virtual, batizada de 'Arte Vence', no Facebook.


Conhecido principalmente pelo trabalho de mais de 20 anos como ativista cultural em Feira de Santana, Márcio Punk é também tatuador, principal atividade dele. O amigo Elsimar Pondé, radialista e jornalista, conta que Punk sempre foi um multiartista:


"Atua como tatuador, mas também é musico (teve algumas bandas), artista visual (voltado especialmente para a arte urbana) e até trabalhou como ator, em um filme produzido em Feira de Santana", conta Pondé.


O amigo ressalta ainda a importância de Punk no movimento 'O beco é nosso', ação realizada no Beco da Energia, no centro de Feira de Santana. O radialista conta que o local estava abandonado, mas, a partir do movimento organizado por Márcio Punk, recebeu uma série de atividades artísticas e posteriormente novo tratamento dado pelo poder público.


"O local era um beco abandonado, localizado no centro de Feira de Santana. O Punk organizou uma ação e levou para lá uma séria de artistas, que fizeram intervenções de graffiti e shows musicais. Depois disso, o beco recebeu outro tratamento", relembra.


Márcio Punk desenvolveu ainda uma técnica de uso de tintas que chamou de 'pulveógrafia', onde reaproveitando pulverizadores de plástico, ele aplica pigmentos diluídos em água sobre superfícies. É possível ver mais sobre esta técnica em uma entrevista dada por ele e divulgada no youtube.


Campanha 'Arte Vence'


A campanha 'Arte Vence - todos por Márcio' é mais uma tentativa de arrecadar fundos e ajudar no tratamento de Márcio Punk. A página no Facebook recebe doações e também disponibiliza para venda algumas obras de arte de artistas amigos de Punk.


Pondé explica que outras tentativas para arrecadar doações não funcionaram. "A gente chegou a organizar um show, mas teve que ser cancelado devido a pandemia. Também tentamos organizar um leilão que, infelizmente, também não recebeu muita adesão", conta.


A página da campanha no Facebook está ativa e as obras de arte divulgadas seguem disponíveis para venda.


"Todo o valor arrecadado com as vendas será revertido para o tratamento de Punk. Assim como as doações recebidas. Ele está está se tratando em Feira de Santana porque, devido às dificuldades, não pôde continuar realizando procedimentos em Salvador", explica.


Quem quiser ajudar, pode comprar as obras disponíveis na página da campanha no Facebook ou através de doação direta de qualquer valor para Márcio Punk por meio de transação bancária.

FONTE: G1 | BA
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

BAHIA AQUI É TRABALHO

TVGeral

Live Rodrigo e Gabbriel EVOLUTION
Publicidade
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas