Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta

Yoga pode ajudar aliviar enxaqueca, segundo estudo

Acrescentar a yoga ao tratamento pode tornar as enxaquecas mais curtas, menos frequentes e menos intensas


14/07/2020 às 02:26h

Yoga pode ajudar aliviar enxaqueca, segundo estudo
Crédito: Reprodução

Adicionar a prática do Yoga no repertório de tratamento contra a enxaqueca pode ajudar a reduzir a intensidade e frequência destas dores, pelo menos é o que afirma um estudo publicado no periódico científico Neurology, no mês de maio, apontando a atividade como terapia complementar no combate à enxaqueca, ajudando a terapia tradicional e medicamentosa a chegar a melhores resultados.

 

Ainda segundo o estudo, levado à frente por pesquisadores do Instituto de Ciência Médicas de Nova Délhi, na Índia, acrescentar a yoga ao tratamento pode tornar as enxaquecas mais curtas, menos frequentes e menos intensas. O que seria um alívio para muitas pessoas. Priscilla Leite, professora de Yoga e criadora do Canal Pri Leite Yoga, no Youtube acredita que o gatilho mais comum para enxaquecas é o estresse e por isso, o Yoga tem papel importante na redução dos casos.


O Yoga restaura e melhora o equilíbrio cardíaco através de posturas e técnicas de respiração, e o melhor, sem efeitos colaterais. Por isso, é capaz de aliviar sentimentos como ansiedade e depressão, além de ajudar a relaxar a tensão muscular e a sobrecarga sensorial, que são algumas das causas da enxaqueca. “Certas posturas ajudam a aumentar a circulação e melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro. Isso ajuda a diminuir a dor ou sensações latejantes que muitos sentem” – complementa.


Pensando em ajudar a minimizar as dores Priscilla Leite separou algumas posturas que podem ser feitas para afastar estes momentos de crise, ajudando a aliviar os sintomas e equilibrar os estados físicos, mentais e emocionais de quem sofre com as enxaquecas. E finaliza com um convite a reflexão “A prática de yoga não promete resolver todos os nossos problemas, mas sem dúvidas nos ajuda a ter a calma necessária e discernimento para resolvê-los. Faça o teste!”.


1 - ALONGAMENTO DE PESCOÇO

 

 

Coloque sua mão esquerda na sua orelha esquerda e gentilmente leve sua orelha direita em direção ao seu ombro. Durante a postura abra a boca e relaxe os músculos do rosto. Depois, faça o movimento de ‘empurrar’ com a mão direita. Você sentirá um alongamento no pescoço e ombros.


2 - VARIAÇÃO DA POSTURA DO GATO E DA VACA

 

 

Sentado, separe os pés em uma distância maior do que os quadris. Ao inalar, levante o peito gentilmente e faça uma respiração profunda, alongando a coluna e na exalação, arredonde a coluna. Relaxe a parte de trás do pescoço e das costas. Realize pelo menos 4 vezes essa postura, prestando muita atenção na sua respiração.

 

Essa variação da postura do Gato e da Vaca ajudará a relaxar, alongar e além de aliviar dores nas costas também é excelente para o alivio da enxaqueca.


3 - POSTURA DO DIAMANTE

 

 

Deitado, levante as mãos para cima, com os cotovelos relaxados. Depois, leve os dois joelhos para a esquerda e solte as pernas, deixando-as bem pesadas, mantendo a boca levemente aberta. O foco dessa postura é o relaxamento dos quadris e das costas.



E embora essas posturas ajudem durante uma crise de cefaleia, os benefícios serão ainda melhores se o Yoga for adicionado à rotina diária de quem sofre com essa condição.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

GOVBA 2

TVGeral

Live Rodrigo e Gabbriel EVOLUTION
Publicidade
PMFS
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas