Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta

Taxa de isolamento social durante feriados antecipados fica abaixo do mínimo

A média da taxa para os três dias foi de 48,7%, abaixo do mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias, que é 50% e muito aquém do ideal, 70%


28/05/2020 às 06:06h

Taxa de isolamento social durante feriados antecipados fica abaixo do mínimo
Crédito: Arquivo/FOLHA DO ESTADO

A tentativa de aumentar a taxa de isolamanto social em Feira de Santana com a antecipação dos feriados na segunda-feira (25), terça-feira (26) e quarta-feita (27) não surtiu o efeito esperado, pelo menos é o que revelam os dados da Prefeitura de Feira de Santana. A média da taxa para os três dias foi de 48,7%, abaixo do mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias, que é 50% e muito aquém do ideal, 70%. O isolamento social é uma das medidas de restrição usadas para conter os índices de contaminação do novo coronavírus.


Segundo os dados obtidos pelo FOLHA DO ESTADO, baseados no sistema utilizado pela Prefeitura de Feira de Santana, fornecidos pelas quatro maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil, a segunda-feira (25), registrou uma taxa de 49,2%, na terça-feira (26), caiu para 48,9% e na quarta-feira (27) registrou mais uma redução, para 48,2%. O serviço verifica a movimentação das pessoas e aglomerações através dos seus smartphones.


De acordo com a mesma plataforma, o estado da Bahia atingiu uma média de 54% (segunda (25), 54,5%; terça (26), 54,3% e quarta (27), 53,3%). Já Salvador, capital do estado, 49,4% para os três dias de feriado (48,1%, 49,9% e 50,2% respectivamente).


Até a quarta-feira (27), Feira de Santana tinha 441 casos registrados da Covid-19 pelas autoridades de saúde municipais, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), são 408 casos validados, o que corresponde a 2,74% de todos os casos registrados no estado (14.865). Quanto a letalidade, nove pacientes residentes em Feira de Santana já morreram por consequências causadas pelo vírus, um índice de letalidade de 2,04%.


"Estamos fazendo os apelos, todas as solicitações, se isso não for suficente pode ser que sejam necessárias ações mais drásticas, mais restritivas em alguns bairros, isso avaliaremos no momento certo. Se o centro da cidade está com o comércio fechado, ontem e anteontem tinha uma quantidade de tráfego que eu não sei o que as pessoas estavam fazendo ali. As pessoas devem evitar a circulação e a circulação do vírus", disse o prefeito em entrevista coletiva por videoconferência nesta quinta-feira (28), onde lembrou que a taxa de isolamento na cidade chegou a ser de 51,7% no domingo (24).


Casos por bairros devem ser divulgados


Uma barreira da gestão municipal deve ser vencida: a divulgação dos bairros onde tem moradores com a Covid-19 confirmada. Mesmo com o crescimento acelerado de casos, o prefeito Colbert Martins, em diversas oportunidades se mostrou reticente com a divulgação. No entanto na entrevista desta quinta-feira (28) a possibilidade foi aberta.


"Nós estamos pensando em fazer modificação, mas sem voltar ao que aconteceu, nós tivemos em Feira de Santana restrições a pessoas, ontem pessoas que estavam como suspeitas tiveram em volta de suas casas dificuldades muito grandes. Do mesmo jeito que estamos divulgando a quantidade de arboviroses por bairros, nesse momento se há uma distribuição em todos os bairros, acho que a informações podem ser liberadas. Ao invés de solidariedade, houve dificuldade entre pessoas", comentou.


"Não há dificuldade em citar os bairros, mas a discriminação com as pessoas que são portadoras do vírus, muitos vizinhos discriminam, recebemos telefonemas, com pacientes chorando, há dois dias atrás soubemos de uma pessoa que queria se suicidar. Pensando no ser humano nós sempre estaremos avaliando, preparando a população para ter solidariedade", disse a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.  

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

BAHIA AQUI É TRABALHO

TVGeral

Live Roça Sound
Publicidade
Estácio
BAHIA AQUI É TRABALHO
Live Mercante
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas