Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta

Diretora da OMS diz que segunda onda da Covid-19 é improvável

Mesmo assim, Maria Neira aconselhou muita prudência


25/05/2020 às 11:02h

Diretora da OMS diz que segunda onda da Covid-19 é improvável
Crédito: Martial Trezzini

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou nesta segunda-feira (25) que é “cada vez mais” improvável uma segunda grande onda do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência.

 

Em entrevista à rádio catalã RAC-1, Maria Neira indicou que os modelos de previsão com que a OMS trabalha “avançam muitas possibilidades, desde novos surtos pontuais a uma nova onda importante, mas esta última possibilidade é cada vez mais descartada”.


“Estamos muito mais bem preparados em todos os sentidos”, afirmou a médica espanhola, que recomendou “muita prudência e bom senso” em uma fase “muito crítica” da pandemia da Covid-19 e pediu que a população não “entre em paranoia nem relaxe” e que “aprenda a conviver com doenças infecciosas”.


Maria Neira considerou que se “baixou tanto a taxa de transmissão que o vírus terá dificuldade em sobreviver”.


“Devemos ter muita prudência em afirmar se este é o fim da onda, mas, pelo menos, os dados mostram que se evitou a transmissão e explosão das primeiras semanas”, declarou.


No entanto, destacou que “vale a pena não fazer muitas previsões porque as próximas semanas serão uma fase muito crítica”.


“Com a abertura [do confinamento das populações] é preciso ver como se comporta o vírus, mas será uma batalha diária. Dentro de duas ou três semanas veremos o que aconteceu e se é preciso fazer alguma correção cirúrgica”, referiu sobre a abertura registrada em Espanha.


Maria Neira reconheceu que a OMS ainda tem “algumas dúvidas sobre a relação do vírus com o clima”, mas que registra que este está “fazendo o percurso geográfico que se espera de um vírus que quer sobreviver”.


“Os números da imunidade são muito baixos. É preciso vigilância na reabertura”, reiterou.

FONTE: Com informações da Agência Lusa
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

BAHIA AQUI É TRABALHO

TVGeral

Live Roça Sound
Publicidade
Estácio
BAHIA AQUI É TRABALHO
Live Mercante
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas