Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta

Haja noites para recuperar sono perdido

Ficar dormindo até tarde no fim de semana não recupera as horas de sono que você perdeu


16/02/2013 às 06:01h

Haja noites para recuperar sono perdido
Crédito: Reprodução/Revista On

 

Você brincou Carnaval, dormiu tarde todos os dias e agora que recuperar no fim de semana o sono perdido. Não adianta... Ficar dormindo até tarde no fim de semana não recupera as horas de sono que você perdeu de segunda a sexta, segundo um novo estudo.

 

Na pesquisa, depois de dormir apenas quatro horas por dia durante a semana, os participantes dormiram dez horas seguidas. Apesar da soneca estendida ter resolvido alguns dos problemas causados pela falta de sono, os corajosos voluntários ainda sentiram lapsos de atenção e tiveram reações atrasadas.

 

A descoberta mostra que uma pessoa pode, sim, ficar “devendo” horas de sono e que isso prejudica seu desempenho, mesmo se no fim de semana ela dormir algumas horas a mais. Segundo os cientistas da Universidade da Pensilvânia (EUA) responsáveis pelo estudo, os resultados sugerem que, para se recuperar completamente, uma pessoa precisa de várias noites com horas extras de sono.

 

De acordo com o pesquisador David Dinges, pessoas que ficam sem dormir corretamente em dias da semana tem maiores chances de cometer erros por falta de atenção, justamente por não terem descansado de forma correta.

 

O estudo analisou 159 voluntários saudáveis com idade média de 30 anos e que poderiam dormir das 4 horas da manhã até as 8 horas durante cinco noites consecutivas. Assim que acordavam, eles faziam testes cognitivos para monitorar sua atenção. Depois eles puderam dormir por 10 horas seguidas, de sexta para sábado. Mesmo assim, os níveis de tempo de reação e de fatiga continuaram altos.

 

Os cientistas acreditam que isso aconteça porque nosso corpo está acostumado a ficar acordado por muito tempo seguido, entrando no que é chamado de ritmo circadiano. Os resultados comprovam a necessidade de se ter um ritmo de sono regular e satisfatório.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

GOVBA 2

TVGeral

Live Rodrigo e Gabbriel EVOLUTION
Publicidade
PMFS
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas