Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Carnaval

todas as notíciasseta

Escolhida Deusa do Ébano do Bloco Afro Ilê Aiyê

O concurso coroou Gleicy Ellen Teixeira, moradora do Curuzu, que concorria com outras quatorze candidatas pelo título de maior destaque no desfile do bloco afro pioneiro


09/02/2020 às 10:50h

Escolhida Deusa do Ébano do Bloco Afro Ilê Aiyê
Crédito: Lucas Rios/SecultBA

A Deusa do Ébano do Carnaval 2020 do Bloco Afro Ilê Aiyê foi escolhida neste sábado (8), durante a 41ª Noite da Beleza Negra. O concurso coroou Gleicy Ellen Teixeira, moradora do Curuzu, que concorria com outras quatorze candidatas pelo título de maior destaque no desfile do bloco afro pioneiro. O projeto conta com patrocínio da Avon e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da Bahiagás.


“Com o surgimento do Ilê e em seguida com o concurso da Deusa do Ébano, a Noite da Beleza Negra se tornou um marco da afirmação da estética da mulher negra, que reafirma a ideia da consciência negra em todos que vão à Senzala do Barro Preto. E essa noite ter o patrocínio do Governo do Estado via Fazcultura é a afirmação do olhar sensível para a Cultura Negra da Bahia”, ressaltou o superintendente de promoção da cultura da Secult, Alexandre Simões.


A Noite da Beleza Negra trouxe ainda diversas atrações para a Senzala do Barro Preto, reunindo teatro, dança e música, num espetáculo com Elísio Lopes Jr na direção artística, direção coreográfica de Zebrinha, e Jarbas Bittencourt na direção musical.


Houve intervenção com as jornalistas Lise Oliveira, Luana Assiz e Vânia Dias, promovendo um verdadeiro slam de notícias, e as participações de Preta Rara, Mittalux, Thiago Romero e Rainha Loulou. Nildinha Fonseca e Cristian Rebouças complementaram com um balé especial a Performance Operística 'Negra Nenhuma Mulher Morre em Vão', com coro vocal feminino sob a regência do Maestro Ângelo Rafael Fonseca.


Os corpos negros ganharam o palco ao som de Nêssa e Yan Cloud, acompanhados do Balé Vip e Balé Tome Love (BTL), com participações de Léo Kret, Tia Má e Carla Akotirene. A noite ainda trouxe os atores Ícaro Silva e Dandara Mariana como convidados especiais. Como não poderia faltar, a Banda Aiyê apresentou o pocket show Vozes Negras da Bahia, com a participação de Nara Couto.


Após a escolha da Deusa do Ébano, a representatividade feminina permaneceu forte no palco da Senzala do Barro Preto. Em homenagem aos blocos afros da Bahia, a Noite da Beleza Negra convidou para o show especial do evento as cantoras Daniela Mercury, Márcia Short, Nara Couto, Patrícia Gomes e Graça Onasilê.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

BAHIA AQUI É TRABALHO

TVGeral

Live Rodrigo e Gabbriel EVOLUTION
Publicidade
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas