Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Carnaval

todas as notíciasseta


Cadê a música baiana?

As boas músicas que eram lançadas no Carnaval estão sendo substituídas por frivolidades das superestrelas. E a mídia é cúmplice!


08/02/2013 às 03:11h

Cadê a música baiana?
O compositor Edmundo Caroso

 

Futilidades tomam conta do noticiário a respeito do Carnaval baiano e suas superestrelas, mas não se ouve falar, tempos, de uma boa e nova composição da axé music. Daquelas com a marca de excelentes compositores que a Bahia se farta e da cultura que fez parte de letras de grandes sucessos nacionais.

 

Fiz uma provocação no Facebook e também a Edmundo Carôso, um desses compositores de ponta, com cerca de 50 músicas gravadas por um time composto por Sérgio Mendes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Luiz Caldas, Elba, Araketu, Jammil etc.

 

Perguntei: Edmundo Carôso, o que está havendo com a Axé Music? Cadê as composições dignas do seu nível, de Gerônimo, Luiz Caldas etc? Que vazio cultural é esse no Carnaval da Bahia por parte das estrelas da Axé? O que está acontecendo?

 

Com a prosa e a poesia que bem revelam sua competência, o companheiro de boemia Edmundo Carôso respondeu:

 

Edson querido, muito tratei de me perguntar o que estava havendo comigo e acho que trocar de pergunta me fez sair no lucro. Os bambas continuam , inseridos em patamares mais ou menos elevados que talvez a sua indignação (cutucada apenas pelo imediatismo do jabá) não note. O que está acontecendo de substancial, com pouquíssimas exceções, não passa mais pelo rádio. que saber onde as cobras dormem. De todos dessa geração, Brown, com sua GENIALIDADE assustadora talvez seja o que ainda encharque as rádios do Oiapoque ao Chuí. Vai no Sarau pra ver o fenômeno de mídia que ele é.

 

Luiz lançou em seu site ano passado 10 ou 12 discos lindos para dowloads. Tem um mercado robusto que mesmo que pareça não é alternativo - pois se move em patamares de cachês bem significativos, ainda que não de ponta. Agora a partir do dia 19 de janeiro começou a lançar um disco por mês, conceituais, até dezembro. São quase trezentos músicas em 2 anos. E vc não faz ideia o tanto de talento e genialidade que tem nesse projeto.

 

Voltei a compor com os dois recentemente e sei o tamanho do que anda acontecendo por .

 

Quanto a Gerônimo. Bem, Gerônimo está em seu Saveiro singrando as águas dos que vão ficar na história. O que vem fazendo nas escadarias do Carmo anos, toda terça- feira, indo para acreditar. É figurinha carimbada dos descolados da cena nacional.

 

pra ficar nesses.

 

Enfim, o que quero lhe dizer é que a Bahia musical pela qual ainda busca (exceto por Brown, num pool de canções gravadas por nomes nacionais) você não encontrará no rádio. Ela existe e pulsa como nunca, mas hoje as mídias para vê-la são outras e tirar a bunda da cadeira e vir pra ver é a melhor delas.

Bjs  

 

Também fiz uma provocação no Facebook. Confira o que deu no link

 

Tudo isso é para começar o bom debate sobre a música baiana. Vamos

FONTE: Edson Felloni Borges
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Novinhas x Master - Desafio de Gerações AO VIVO - TvGeral.com.br
Publicidade
Elo Engenharia
Santana
Vilage
PMFS Procon
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas