Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Folha Motor

todas as notíciasseta

Dicas de condução para dias de chuvas fortes

Se torna necessária uma maior atenção por parte do motorista para conduzir seu veículo com segurança


30/01/2020 às 06:17h

Dicas de condução para dias de chuvas fortes
Crédito: Reprodução

Nos últimos dias, as chuvas vêm causando estragos em diversas cidades em diferentes regiões do País. Com a proximidade do final do período de férias, a movimentação nas estradas tende a aumentar e se torna necessária uma maior atenção por parte do motorista para conduzir seu veículo com segurança.


“Sob chuva, além de reduzir a velocidade é importante manter-se distante do veículo à frente. Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear em comparação com uma pista seca”, explica o gerente de assistência técnica Rafael Astolfida. Para trafegar com segurança e evitar acidentes, confira seis dicas do especialista:


1) Reduza a velocidade – a água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas ruas e estradas, aumenta a possibilidade de derrapagens.


2) Mantenha distância – além de reduzir a velocidade, é importante manter distância do veículo à frente. Em uma pista molhada, o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear em comparação com uma pista seca.


3) Aquaplanagem – quando há muita água na pista, o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. Nessa situação não freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e assim o controle possa ser retomado.


4) Análise dos sulcos – é importante observar a profundidade dos sulcos dos pneus. Quando o desgaste é grande, o desempenho no molhado já não é mais o mesmo de um pneu novo.


5) Calibragem, alinhamento e balanceamento – para assegurar que a área de contato entre o pneu e a pista seja a ideal, com o máximo possível de água sendo drenada, é essencial não descuidar da pressão, do alinhamento e do balanceamento.


6) Estepe – lembre-se de checar o estado de seu estepe antes de pegar a estrada, pois para que possa ser utilizado em uma eventual emergência deve estar corretamente calibrado.  

FONTE: Conteúdo AutoMotrix
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
Gov Bahia
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas