Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Folha Motor

todas as notíciasseta

Bosch põe item no centro das atenções da indústria

A luz solar causa cegueira temporária, acarretando o dobro de acidentes de carro do que qualquer outra condição climática


24/01/2020 às 07:08h

Bosch põe item no centro das atenções da indústria
Crédito: Reprodução

Ao repensar a segurança e o conforto do motorista, a Bosch está colocando um dos componentes automotivos internos mais esquecidos no centro das atenções: o quebra-sol. Isso porque a luz solar causa cegueira temporária, acarretando o dobro de acidentes de carro do que qualquer outra condição climática.


O quebra-sol tradicional bloqueia parte da luz contra os olhos do motorista, mas, em contrapartida, afeta também parte da visão da estrada. Com isso, a Bosch está propondo uma solução revolucionária com o “Visor Virtual”, um LCD transparente com câmera intuitiva, substituindo completamente o quebra-sol convencional.


A tecnologia utiliza algoritmos inteligentes para bloquear o brilho solar e não a visão da estrada à frente. “Para a maioria dos motoristas em todo o mundo, o visor, como conhecemos, não é suficiente para evitar a incidência direta da luz do sol nos olhos – especialmente ao amanhecer e ao anoitecer. Algumas das inovações mais simples causam o maior impacto, e o ‘Visor Virtual’ muda a maneira como os motoristas passam a ver a estrada”, afirma Steffen Berns, presidente da Bosch Car Multimedia.


O “Visor Virtual” foi reconhecido como a “Melhor Inovação” no “CES 2020 Innovation Awards”, em Las Vegas. A tecnologia também recebeu o prêmio na categoria “Entretenimento e Segurança”. O “Visor Virtual” vincula um painel LCD a uma câmera de monitoramento do motorista e do ocupante da frente para rastrear a sombra projetada pelo sol no rosto. O sistema usa Inteligência Artificial para localizar o condutor na imagem da câmera e para determinar os pontos de referência no rosto – incluindo os olhos, o nariz e a boca – para que possa identificar sombras. O algoritmo analisa a visão do motorista, escurecendo apenas a seção da tela em que a luz bate nos olhos. O restante da tela permanece transparente, favorecendo a visão, pois não há um escurecimento total do display.

FONTE: Conteúdo AutoMotrix
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
Gov Bahia
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas