Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Folha Motor

todas as notíciasseta

Carro: saiba para que serve a correia dentada ou corrente

Elas são fundamentais para o bom funcionamento do veículo e a correia dentada é capaz de até destruir todo o bloco do motor caso dê problema


18/01/2020 às 12:36h

Carro: saiba para que serve a correia dentada ou corrente
Crédito: Reprodução

Muitos motoristas não sabem exatamente o que está sob o capô de seus automóveis. Um dos componentes mais desconhecidos, e baratos, é capaz de até destruir todo o bloco do motor caso dê problema: a correia dentada. Vale lembrar que os carros mais novos utilizam a corrente de comando, bem mais durável.


Tanto a correia quanto a corrente são fundamentais para o bom funcionamento do veículo. As duas são responsáveis por sincronizar o movimento da parte inferior do motor – virabrequim e pistões – com o comando de válvulas. Saber que tipo o carro utiliza é essencial na hora da manutenção.


A correia caracteriza-se pela borracha com cintas de aço por dentro e por ser mais usada em carros nacionais. Por ser coberta por uma capa, dificulta a visualização do desgaste. Se arrebentar, o motorista pode não perceber, devido à ausência de barulhos, e o conserto pode custar muito caro, caso afete também diretamente partes do propulsor. A corrente é feita de aço e recebe lubrificação do óleo do motor.


No entanto, apesar de ser mais resistente, ela não dura para sempre. Mas a corrente dá sinais de desgaste, apresentando fortes ruídos. Enquanto uma correia dentada dura em média 50 mil quilômetros, a corrente de comando pode aguentar até o triplo disso. A corrente custa também três vezes mais em comparação ao preço da correia e da mão de obra para trocá-la. 

FONTE: Conteúdo AutoMotrix
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
ENS
Gov Bahia
ENS
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas