Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Folha Motor

todas as notíciasseta

Veja dicas para armazenar bagagem com segurança

O excesso de carga e sua disposição incorreta dentro veículo representam riscos aos ocupantes


14/01/2020 às 01:59h

Veja dicas para armazenar bagagem com segurança
Crédito: Reprodução

Viajar de carro pode ser sinônimo de muitas malas, cooler, roupa de cama e de banho, brinquedos e outros itens, que, muitas vezes, são espalhados pelo assoalho ou até mesmo no colo dos passageiros. Mas o excesso de carga e sua disposição incorreta dentro veículo representam riscos aos ocupantes, alerta o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Sete dicas para levar bagagem com segurança:


1) Peso: a capacidade de carga máxima de todo veículo é informada no manual do proprietário. Não respeitar esse limite pode implicar em risco de danos à estrutura e componentes mecânicos, como aumento do desgaste de freios e suspensão.


2) Na cabine: pequenos volumes, como bolsas e mochilas, podem ficar no assoalho - nunca sobre o painel frontal ou o tampão traseiro, pois a visão das janelas (laterais ou traseira) não deve ser obstruída.


3) No porta-malas: a distribuição correta do peso dos objetos no bagageiro é essencial para manter a estabilidade do carro. Malas e outros itens mais pesados devem ficar no fundo do compartimento de carga, de preferência em cima do eixo traseiro.


4) Bicicleta: se for transportá-la com banco traseiro rebaixado, a bicicleta deve ser fixada de maneira que não se desprenda ou se mova livremente. Fora do veículo, é preferível colocá-la em racks de teto, bem presas. Em suportes traseiros, não podem cobrir a placa e as luzes da lanterna nem ultrapassar a largura do veículo.


5) Bagageiro e rack: esses itens são boas formas de ampliar a capacidade de carga do veículo, devendo ser instalados de acordo com os limites de peso estabelecidos pela fabricante.


6) Calibragem: a pressão nos pneus deve condizer com a quantidade de carga transportada para garantir a estabilidade na direção. O carro mais pesado exige uma pressão maior, conforme indicado no manual do proprietário.


7) Como conduzir: ficar atento sempre. Com o carro carregado, a capacidade de frenagem diminui e exige uma distância maior e mais tempo. Além dos freios, o excesso de peso pode impactar na aceleração e no tempo de retomada do carro nas curvas. Por isso, evitar fazer manobras arriscadas no trânsito é fundamental.

FONTE: Conteúdo AutoMotrix
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
ENS
Gov Bahia
ENS
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas