Prefeitura de Queimadas realiza campanha na Semana Nacional de Educação no Trânsito

Municípios​Bahia

Prefeitura de Queimadas realiza campanha na Semana Nacional de Educação no Trânsito

Os motoristas, motociclistas e pedestres não possuem somente direitos, mas também deveres

Crédito: Pedro Oliveira
A Prefeitura Municipal de Queimadas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Superintendência de Trânsito e Rodovia, iniciou no último dia 18, a importante Campanha Nacional de Educação no Trânsito, que terminou na sexta-feira (24). A campanha abordou durante a semana diversos temas importantes para a educação no trânsito.

Os motoristas, motociclistas e pedestres não possuem somente direitos, mas também deveres, e esses deveres não devem ser manifestados em ações individuais e sim coletivas. Fazer o trânsito melhor e mais seguro é responsabilidade de todos, por isso é imprescindível que cada motorista, motociclista, ciclista e pedestre façam a sua parte. Pensando nisso, a prefeitura tem realizado uma programação especial. "Não é questão somente de educação, mas também de humanidade e respeito ao próximo, pois para entender a necessidade e importância de respeitar os limites dos envolvidos no trânsito, não precisa ser especialista e sim cidadão que conheça seus deveres para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados", afirmou a prefeitura em nota.

O primeiro dia da campanha foi no dia 19, que teve como foco a conscientização do uso da seta, com o enfoque "seta não é opção... é obrigação". "Use a seta nos retornos, ultrapassagens, conversões, mudança de faixa e paradas, ela é uma comunicação que complementa e reforça a segurança para o trânsito, o uso com antecedência da mesma por condutores, motocicletas e ciclistas, avisam a todos para qual direção queremos ir. Vamos ser mais prudentes no trânsito e diminuir os riscos de acidentes, um ato simples que pode salvar vidas", alertou.

O segundo dia, na terça-feira (21), avisou sobre os riscos do uso de celular no trânsito com a campanha "Celular e direção nunca dão match". A campanha que rodou a cidade afirmava: "Usar celular no trânsito é uma mistura muito perigosa, isso porque falar ao telefone, escrever mensagens e ao mesmo tempo navegar nas redes sociais distrai o motorista e aumenta o risco de acidentes".

A quarta-feira (22), abordou um tema que é de suma importância: Dirigir sobre influência de álcool. "Quem dirige após ingerir bebida alcoólica coloca em risco a vida não apenas do motorista, mas dos passageiros no veículo e das pessoas à sua volta, por isso é importante não dirigir após beber e nem permitir que pessoas próximas tenham esse tipo de conduta. Não dirija se beber, seja prudente no trânsito", alertou a PMQ.

O tema de quinta-feira (23), foi respeito. "Respeitar as pessoas e as leis é fundamental, e o uso do bom senso é primordial para que tenhamos um trânsito em condições seguras e mais humanas, onde cada um respeite o espaço do outro, e que os veículos e pedestres, busquem uma convivência pacífica e harmoniosa. Respeitar as leis de trânsito é respeitar a própria vida", afirmou o secretário de desenvolvimento econômico.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 30 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/