Polícia apreende 239 mil unidades de fogos de artifício às vésperas do réveillon

SegurançaFogos de artifício

Polícia apreende 239 mil unidades de fogos de artifício às vésperas do réveillon

Ação aconteceu na rodovia BR-101 no trecho entre três cidades do recôncavo baiano 

Foto: DEIC/Decon

A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) apreendeu 239 mil unidades de fogos de artifício impróprios para o consumo na quinta (26) e sexta-feira (27), quatro dias antes da virada de ano. A Operação Girândula foi realizada na rodovia BR-101, entre os municípios de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu e Cruz das Almas, no recôncavo baiano.

A operação contou com equipes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e teve como objetivo o combate do comércio irregular de fogos de artifícios. Nos locais da ação, três empresas realizavam a venda do material de forma irregular. Foi identificado que elas exerciam a atividade de forma clandestina e comercializavam fogos fora do prazo de validade. Além disso, existiam produtos sem as especificações técnicas, como ausência de rótulo, data de fabricação e origem. Foram encontrados também fogos artesanais comercializados de forma ilegal.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Durante a Operação Girândula, foi exigida pela CFPC a documentação para a venda temporária ou permanente de fogos de artifício. Dessa forma, os comerciantes irão se regularizar no ramo desta atividade quanto a sua responsabilidade com a saúde pública e evitarão acidentes com a utilização de pólvora em produtos artesanais.

Os responsáveis responderão pelo crime de comercializar mercadoria imprópria para consumo e os estabelecimentos foram autuados administrativamente pela CFPC e pelo PROCON. Já o material irregular foi apreendido e serão periciados. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 01 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/