Monitor de Secas aponta redução de área com fenômeno na Bahia

MunicípiosAtualização

Monitor de Secas aponta redução de área com fenômeno na Bahia

É a menor área atingido pelo fenômeno desde junho de 2014

Em fevereiro a severidade da seca ficou estável na Bahia com a permanência da seca moderada em 3% do território baiano e da seca fraca em 13%, segundo dados do Monitor da Seca, atualizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Tal severidade é a menor no estado desde o início do Monitor de Secas em julho de 2014, assim como ocorreu em janeiro. A área total com seca no estado caiu levemente de 17% para 15%, o que representa a menor área com o fenômeno na Bahia também desde o início do Monitor de Secas, sendo que o menor percentual anterior tinha sido registrado em janeiro: 17%.

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo. Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca e pode ser acessada tanto pelo site quanto pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.

Com uma presença cada vez mais nacional, o Monitor abrange as cinco regiões do Brasil, o que inclui os nove estados do Nordeste, os três do Sul, os quatro do Sudeste, os três do Centro-Oeste mais o Distrito Federal, além de Tocantins.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 08 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/