Loja da economia solidária em Porto Seguro exibe diversidade de produtos da região
Itens são feitos por empreendedores econômicos solidários
Com produção diversificada, os territórios da Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia são conhecidos principalmente pela vocação do artesanato. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que a região possui um potencial e agrega o beneficiamento de outros produtos como alimentos e bebidas que variam desde biscoitos, doces e geleias a “tequila nordestina”, uma bebida feita com cachaça regional e especiarias.
Para ampliar a comercialização e contribuir com geração de renda para os grupos que atuam no setor, os empreendimentos contam com uma loja do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Costa do Descobrimento e Extremo Sul. O espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 9 às 22h, na av. Portugal, 224, Centro (Passarela do Álcool), em Porto Seguro.
Para o coordenador, Karkaju Pataxó, o local representa inclusão e geração de renda para famílias. “Por definição, a economia solidária, tende a diminuir a desigualdade social e é uma forma de economia colaborativa. Ter um espaço de comercialização na passarela do álcool, região mais popular da cidade, é muito importante porque nos mostra para a sociedade, para o público consumidor, para os turistas e contribui com o escoamento da produção. É um espaço de inclusão que promove geração de renda e, sobretudo, dignidade às famílias empreendedoras”, conclui.
O Cesol Costa do Descobrimento e Extremo Sul é gerido pela Associação Beneficente Josué de Castro (ABJC) e foi inaugurado em setembro de 2021 em Porto Seguro. O equipamento atende a grupos socioprodutivos dos dois territórios de identidade. O telefone do Cesol é (73) 98870 1328.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.