Internet lenta: Bahia tem a segunda pior banda larga do país
Pior que a banda larga baiana, somente a alagoana, que tem uma velocidade média de 95 Mbps.
A Bahia é o estado com o segundo pior desempenho de banda larga do país, com uma velocidade média de download de 98 Mbps. Pior que a banda larga baiana, somente a alagoana, que tem uma velocidade média de 95 Mbps.
O ranking integra o levantamento feito pela parceria entre os sites Melhor Plano e Minha Conexão, que avalia o desempenho de banda larga segundo índices de velocidade de download, upload e latência, de 2023. O Acre é o estado com melhor desempenho de velocidade de internet do Brasil, com média de 280 Mbps – 182 a mais que a Bahia.
Dois fatores relevantes são responsáveis pelo índice negativo: infraestrutura e condições climáticas da região, segundo Alexandre Martins, gerente de produto dos dois sites. "Quando a gente fala de estados que a população está mais concentrada no litoral, a gente tem esse comportamento. Existe uma dificuldade de entregar uma boa conexão nessas regiões pela infraestrutura de passagem de fio, que acaba ficando mais caro", explica.
Outro ponto importante é a questão socioeconômica de cidades do interior baiano, que acabam afetando o resultado geral do estado. Isso envolve desde pessoas que não possuem acesso à internet ou a aparelhos eletrônicos com capacidade de extrair grandes velocidades de conexão. "Do ponto de vista do provedor, há a dificuldade do investir na qualidade da sua infraestrutura. Eu estou falando de provedores regionais, que atuam especificamente nessas cidades do interior", continua.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2 milhões de pessoas não utilizaram internet na Bahia em 2022, ano do último levantamento. Esse número representar 15,5% da população de todo o estado. Destes, 48,1% não sabiam utilizar o serviço e 19,9% alegaram serviço à internet ou equipamento necessário caro.
O Acre é o estado com melhor desempenho de velocidade de internet do Brasil, com média de 280 Mbps – 182 a mais que a Bahia. Essa discrepância é explicada por questões de relevo e condições climáticas. "Há uma dificuldade de passar fio e tem a questão de investimento em infraestrutura", explica Martins. No Nordeste, o Piauí possui o melhor desempenho, com 190 Mbps.
Os testes de velocidade foram feitos pelos sites de janeiro a dezembro de 2023. No site Minha Conexão, o usuário consegue fornecer a latitude e longitude dele. Com isso, a equipe mede qualidade de download, upload e ping de conexão do provedor. Além disso, o usuário consegue dar uma nota e avaliar o provedor dele em estrelas, de 1 a 5 estrelas.
Com informações do Jornal Correio
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.