Fundador do Projeto Axé, Cesare La Rocca morre aos 83 anos

MunicípiosItaliano

Fundador do Projeto Axé, Cesare La Rocca morre aos 83 anos

Morador há mais de 30 anos da capital baiana 

Crédito: Divulgação

O fundador do Projeto Axé, o italiano Cesare de Florio La Rocca morreu na quarta-feira (15) aos 83 anos, em Salvador. Ele estava internado no Hospital Santo Antonio, das Obras Sociais Irmã Dulce. A causa da morte e informações sobre o sepultamento não foram divulgadas.

Morador há mais de 30 anos da capital baiana, que ele definia como "a Florença tropical", o italiano foi o responsável pelo projeto Axé, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através da arte-educação na Bahia.

Cesare também foi representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) no Brasil e auxiliou na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em 2015, recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia o título de cidadão baiano.

Ainda em 2015, foi agraciado com a Comenda Dom Helder Câmara, do Senado Federal, entregue anualmente a personalidades defensoras dos direitos humanos e da cidadania. A honraria foi proposta pela então senadora Lídice da Mata.

Nascido em Florença, Cesare era teólogo e filósofo pela Faculdade Italiana de Pistoia, além de ser formado em Direito. Chegou ao Brasil em janeiro de 1968 e iniciou em Manaus seu trabalho com crianças e adolecentes.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou a morte do fundador do projeto Axé. "Cesare de La Rocca foi o italiano mais baiano que conheci. Seu amor por nossa terra é representado por todas as milhares de crianças e jovens atendidas pelo Projeto Axé, ao longo de mais de três décadas. Que Deus conforte toda a família e amigos", afirmou o gestor municipal.

"Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de Cesare La Rocca, fundador do #ProjetoAxé, instituição que transformou a vida de milhares de baianos por meio da arte e da educação. Um italiano que deixou na Bahia o seu grande legado para a sociedade e será sempre lembrado pelos baianos", escreveu o governador Rui Costa nas redes sociais.

Ex-governador da Bahia, o senador Jaques Wagner também se manifestou. "Fatinha e eu recebemos com tristeza a notícia da morte de Cesare La Rocca, esse italiano de alma baiana, fundador do Projeto Axé, instituição que em 31 anos transformou a vida de mais de 30 mil crianças e jovens. Nossa solidariedade aos familiares, amigos e todo pessoal do Axé!", afirmou.

"Trata-se de uma perda imensa para nossa cidade. Cesare La Rocca mudou a vida de milhares de jovens soteropolitanos através de um projeto que é referência internacional na área social. Sua obra e seu legado continuarão nos inspirando a fazer mais para quem mais precisa", lamentou o secretário municipal de Saúde, Leo Prates.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 24 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/