Em novembro, região de Salvador registrou deflação mais intensa para mês em cinco anos

Municípios IPCA do IBGE

Em novembro, região de Salvador registrou deflação mais intensa para mês em cinco anos

Medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, ficou em -0,17% 

Crédito: Divulgação

Em novembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, ficou em -0,17% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Foi a primeira e mais intensa deflação (isto é, queda média de preços), para um mês de novembro, na RMS, em cinco anos -desde 2018, quando o índice havia ficado em -0,31%.

A Região Metropolitana de Salvador foi um dos quatro locais onde o IPCA ficou negativo em novembro, dentre os 16 investigados pelo IBGE. E apresentou o terceiro menor índice do país, só acima dos registrados em São Luís/MA (-0,39%) e na RM Recife/PE (-0,29%).

No Brasil como um todo, a inflação ficou em 0,28% em novembro, e as maiores altas ocorreram na RM Rio de Janeiro/RJ (0,57%), em Campo Grande/MS (0,47%) e na RM São Paulo/SP (0,42%).

A um mês do fim do ano, a inflação acumulada em 2023, na RM Salvador, está em 3,61%, voltando a ficar menor do que a nacional (4,04%), sendo a 4ª mais baixa do país. Nos 12 meses encerrados em novembro, o IPCA acumula alta de 4,01% na RMS e é o 5º mais baixo entre os 16 locais pesquisados, mantendo-se menor do que no Brasil como um todo (4,68%).

O quadro a seguir mostra o IPCA para Brasil e áreas pesquisadas, no mês e nos acumulados no ano e nos 12 meses encerrados em novembro de 2023.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/