Em novembro, região de Salvador registrou deflação mais intensa para mês em cinco anos
Medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, ficou em -0,17%
Em novembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, ficou em -0,17% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Foi a primeira e mais intensa deflação (isto é, queda média de preços), para um mês de novembro, na RMS, em cinco anos -desde 2018, quando o índice havia ficado em -0,31%.
A Região Metropolitana de Salvador foi um dos quatro locais onde o IPCA ficou negativo em novembro, dentre os 16 investigados pelo IBGE. E apresentou o terceiro menor índice do país, só acima dos registrados em São Luís/MA (-0,39%) e na RM Recife/PE (-0,29%).
No Brasil como um todo, a inflação ficou em 0,28% em novembro, e as maiores altas ocorreram na RM Rio de Janeiro/RJ (0,57%), em Campo Grande/MS (0,47%) e na RM São Paulo/SP (0,42%).
A um mês do fim do ano, a inflação acumulada em 2023, na RM Salvador, está em 3,61%, voltando a ficar menor do que a nacional (4,04%), sendo a 4ª mais baixa do país. Nos 12 meses encerrados em novembro, o IPCA acumula alta de 4,01% na RMS e é o 5º mais baixo entre os 16 locais pesquisados, mantendo-se menor do que no Brasil como um todo (4,68%).
O quadro a seguir mostra o IPCA para Brasil e áreas pesquisadas, no mês e nos acumulados no ano e nos 12 meses encerrados em novembro de 2023.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.