Constantes quedas de energia elétrica causam falta de água em quatro cidades e dois distritos de Feira de Santana
Só neste mês de março já foram seis ocorrências
As falhas constantes no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária Coelba Neoenergia vêm afetando a operação do Sistema de Abastecimento de Água de Santo Estevão, que atende aos municípios Santo Estevão, Anguera, Ipecaetá e Serra Preta e distritos de Jaguara e Bonfim de Feira (Feira de Santana). Só neste mês de março já foram seis ocorrências, que variam entre a interrupção total do fornecimento de energia e oscilações no nível de tensão.
A cada interrupção ou falha de tensão, os equipamentos param, impedindo a captação, bombeamento, tratamento e distribuição da água para a população. Quando a energia retorna, é preciso reiniciar o envio da água por quilômetros de tubulação e encher os reservatórios até que tenham pressão para abastecer todos os imóveis. Aliadas às altas temperaturas que fazem aumentar o consumo, essas constantes falhas inviabilizam a operação normal do sistema. "Uma interrupção, ainda que curta, causa um grande desequilíbrio na operação do sistema. As bombas param, as tubulações e reservatórios de água se esvaziam e o processo para recuperar a pressão e conseguir abastecer os imóveis leva tempo", explica o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto.
A Embasa mantém equipes em campo monitorando o abastecimento de água nas áreas e efetivando ajustes operacionais em cada região, visando à regularização do fornecimento no tempo mais breve possível. Além disso, cobra reiteradamente a melhoria do serviço da concessionária de energia, demandando soluções que, efetivamente, permitam a operação do sistema de água com regularidade.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.