34 toneladas de cabos irregulares são retirados da rede elétrica

Municípios​Na Bahia

34 toneladas de cabos irregulares são retirados da rede elétrica

A Coelba intensificou as operações para remoção das ocupações clandestinas

Crédito: Divulgação

No último ano, ordenar os cabos de telefonia e internet exigiu novas estratégias das distribuidoras de energia. Isso porque a demanda das Prestadoras de Telecomunicações de Pequeno Porte (PPPs) aumentou em 47% no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT). Mais clientes, significa mais cabos lançados nos postes da rede elétrica. Por isso, a Coelba intensificou as operações para remoção das ocupações clandestinas ou que representam risco a segurança da população. Até setembro, foram retiradas mais de 34.7 toneladas de fiação.

Neste ano mais de 13 mil postes passaram por fiscalização, com remoção de irregularidades. O aumento no número de operações de autuação representou mais de cinco mil notificações emitidas para as operadoras. Em um levantamento feito pela concessionária, estima-se que apenas 11% das empresas autorizadas pela Anatel – a atuar no estado da Bahia, mantém contrato junto a concessionária para instalar seus equipamentos de forma regular nos postes.

A Coelba promove iniciativas para a regularização das empresas de telecomunicações, a fim de garantir a segurança e ordenamento dos cabos. Uma delas é um canal de atendimento direto, pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, criado para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária. O processo de regularização – que se inicia com a declaração de todos os postes já utilizados, é realizado online através do Geos, plataforma disponibilizada temporariamente para as operadoras em regularização. 

A Coelba disponibilizou em seu site (www.neoenergiacoelba.com.br), na aba Atendimento -> Compartilhamento de Postes, uma página com as informações necessárias para dar início ao processo. 

“Otimizamos todo o processo de regularização para garantir que prestadoras, de qualquer porte, ofereçam seus serviços sem colocar em risco a segurança da população. E que, consequentemente, tenham mais qualidade já que estarão de acordo com as determinações dos órgãos reguladores”, afirma Karin Barbosa, gerente de Processos de Rede da Coelba.

As operações de fiscalização da Coelba continuarão em todo o estado, com atenção aos polos regionais onde há maior concentração de provedores de pequeno porte, como Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista.

Resolução determina o compartilhamento dos postes

O compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender à normas técnicas e comerciais específicas.     

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/