Presidente Volodomyr Zelensky propõe encontro com Lula na Ucrânia

InternacionalConvite

Presidente Volodomyr Zelensky propõe encontro com Lula na Ucrânia

Crédito: Reprodução redes sociais/@ZelenskyyUa

O presidente da Ucrânia, Volodomyr Zelensky, afirmou na sexta-feira (24) que convidou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para um encontro no país europeu. Na sexta-feira (24), os conflitos entre ucranianos e russos completam um ano. As informações são do G1.

Diante disso, Lula declarou considerar urgente "que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz". De seu lado, Zelensky defendeu que países da América Latina e da África da China e Índia se juntassem a uma fórmula de paz proposta por Kiev para acabar com a guerra.

Na quinta-feira (23), o vice-ministro de Relações Exteriores russo, Mikhail Galuzin, disse que Moscou aceitaria estudar a proposta do governo brasileiro.

"Eu lhe mandei convites para vir à Ucrânia", afirmou o ucraniano sobre Lula. "Estou realmente interessado nisso. Estou esperando pelo nosso encontro. Face a face vou me fazer entender melhor". Segundo o dirigente ucraniano, ele gostaria que Lula "apoiasse com um plataforma de conversação com a América Latina".

Zelenski prometeu deixar a Ucrânia para viajar a uma eventual reunião de cúpula com países latino-americanos. "Eu poderia me comunicar com eles, com sua mídia, com suas sociedades." 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/