Papa Francisco segue estável, sem febre, mas com prognóstico reservado
Em novo boletim, Vaticano informa que o pontífice dormiu bem e recebe oxigenoterapia
Um novo boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira (3) informa que o papa Francisco "dormiu bem durante toda a noite". Segundo a Santa Sé, seu estado de saúde continua estável, sem necessidade de ventilação mecânica, apenas oxigenoterapia de alto fluxo. O pontífice segue sem febre.
"Dada a complexidade do quadro clínico, o prognóstico permanece reservado. Nesta manhã, o Santo Padre participou da Santa Missa ao lado da equipe que o acompanha durante a internação e, em seguida, alternou momentos de descanso com oração", detalha outro boletim divulgado na tarde de domingo (2).
De acordo com o Ministério da Saúde, prognóstico é a previsão sobre a evolução de uma doença após o diagnóstico. Já o termo "prognóstico reservado" indica que o estado do paciente é grave e demanda cuidados intensivos e especializados. No entanto, a evolução do quadro ainda é incerta.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Internado há 17 dias, o papa Francisco agradeceu, no domingo, as orações dos fiéis e o trabalho da equipe médica em um texto do Angelus divulgado pela Santa Sé. No documento, ele também afirmou que reza pela paz em regiões afetadas por conflitos, como Ucrânia e Palestina.
"Irmãs e irmãos, envio-lhes estas palavras do hospital, onde estou há vários dias, acompanhado por médicos e profissionais de saúde, a quem sou grato pelo cuidado", escreveu o pontífice. "Nestes momentos, aprendemos ainda mais a confiar no Senhor", acrescentou.
Na mensagem, Francisco agradeceu as orações e disse sentir-se próximo dos fiéis que intercedem por sua recuperação. "Gostaria de agradecer as preces feitas ao Senhor por meio de tantos fiéis ao redor do mundo. Sinto o carinho e a proximidade de vocês e, neste momento especial, percebo-me como que 'carregado' e sustentado pelo Povo de Deus", destacou.
"Também rezo por vocês. E, especialmente, pela paz. Daqui, a guerra parece ainda mais absurda. Rezemos pela martirizada Ucrânia, pela Palestina, por Israel, pelo Líbano, por Mianmar, pelo Sudão e por Kivu", concluiu.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.