Comitê pede indiciamento de Donald Trump por ataque ao Capitólio
Trump afirmou que as acusações apresentadas contra ele seriam uma manobra
O Comitê Seleto da Câmara dos Representantes, que investiga a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, pediu nesta segunda-feira (19) aos promotores federais que indiciem o ex-presidente Donald Trump pelos crimes de obstrução e insurreição por seu papel no início da invasão de 6 de janeiro de 2021.
Na ocasião, a vice-presidente do Comitê, Liz Cheney, afirmou que a negativa do ex-presidente Donald Trump para deter imediatamente a invasão do Capitólio mostra que ele "não é apto para ocupar nenhum cargo". "Ninguém que se comportou assim naquele momento pode voltar a ocupar um cargo de autoridade em nossa nação", declarou.
Conforme a CNN, ainda durante a coletiva desta segunda, Cheney revelou mais detalhes sobre a investigação do comitê. "No início de nossa investigação, entendemos que dezenas de milhões de americanos foram persuadidos pelo presidente Trump de que a eleição de 2020 foi roubada por uma fraude esmagadora. E também sabíamos que isso era totalmente falso. Sabíamos que dezenas de juízes estaduais e federais abordaram e resolveram todos os tipos de alegações sobre a eleição", completou.
No último dia 15 de novembro, Trump anunciou a sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos em 2024. O ex-presidente fez o anúncio uma semana após as eleições de meio de mandato, nas quais os republicanos não conseguiram conquistar tantos assentos no Congresso quanto esperavam.
Após a reunião do Comitê, Trump afirmou que as acusações apresentadas contra ele são "falsas" e seriam, segundo ele, uma manobra para impedir sua carreira presidencial em 2024.
"As acusações falsas feitas pelo altamente partidarizado 'Comitê não Selecionado' já foram apresentadas", escreveu o ex-presidente americano em uma postagem em sua plataforma, Truth Social. "GANHEI de forma convincente". "Todo este assunto de me processar é como foi o julgamento político: uma tentativa partidária de marginalizar a mim e ao Partido Republicano", disse Trump.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.