Vereador denuncia situação degradante das águas do Rio Jacuípe, que corta Feira e região
Segundo parlamentar, rio que abastece 7 milhões de baianos sofre com alto índice de poluição
O parlamentar apontou como principais causas para o alto índice de poluição o lançamento de esgotamento sanitário, descarte irregular de lixo, materiais plásticos e inservíveis, como geladeiras, fogões, móveis, dentre diversos outros itens, além da presença de animais mortos.
"A gente tem hoje um importante rio em Feira de Santana, que é o Rio Jacuípe, que nasce em Morro do Chapéu e corta o nosso município. 7 milhões de baianos bebem da água do Rio Jacuípe, e esse rio ao longo dos anos vem sofrendo uma degradação ambiental enorme, aliado ao desmatamento da mata ciliar e em seu entorno, à degradação das suas nascentes, e em Feira de Santana uma quantidade enorme de lixo está sendo jogada no Rio Jacuípe", denunciou o vereador.
Ele destacou que a situação, não apenas do Rio Jacuípe, mas também do Rio Paraguassu, prejudicam as águas do lago de Pedra do Cavalo.
"As cidades que mais poluem o Rio Jacuípe são Riachão do Jacuípe e Feira de Santana. Com isso, polui o lago de Pedra do Cavalo, então 7 milhões de pessoas estão sendo prejudicadas com esta poluição. Porém essa água que chega às nossas casas passa antes por um processo de clorificação e muitos produtos químicos. Estamos mostrando hoje a condição das águas do rio. Protocolei na Secretaria de Meio Ambiente do Município, no Inema, levamos documentos ao MP (Ministério Público, para que sejam tomadas providências com relação a essa situação, porque ou se toma uma medida urgente ou então daqui a 10 ou 15 anos não teremos mais água para beber", alertou Jurandy.
Riachos
O vereador chamou a atenção ainda da população para a grande quantidade de lixo que é jogada nos riachos de Feira de Santana. Ele citou como exemplos os riachos do Feira X, Cipriano Barbosa e outros, que estão sendo enormemente prejudicados com a prática irregular.
Da Santa Luzia até Antônio Cardoso, a água está com qualidade boa, mas quando chega aqui na Ponte do Rio Jacuípe, nos Três Riachos, Riacho das Panelas, a gente tem mais de 90% de poluição. Temos fotos que mostram a situação horrorizante de animais mortos, lixo, geladeira, matéria química, fogão, esgotamento sanitário. A gente tem uma foto do Riacho do Feira X, que a 50 metros do rio, tem só garrafa pet, e uma série de coisas que acontecem", lamentou.
*Com informações do repórter Amaury Jr.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.