Sema participa de Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais
O curso conta com a presença de 41 alunos, sendo 37 Bombeiros Militares da Bahia.
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participou, na manhã desta terça-feira (30), da aula inaugural da 8ª edição do curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A capacitação é um desdobramento do Plano de Ações Preventivas 2024, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) do Programa Bahia Sem Fogo no início deste ano. O objetivo da capacitação é dotar os bombeiros com os conhecimentos necessários para realizarem ações preventivas, mitigatórias, preparatórias e de respostas em operações de incêndios florestais em todo o estado.
Convidado para realizar a abertura do evento, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, parabenizou a tropa e reforçou a continuidade da Caravana Bahia Sem Fogo, que se encontra atualmente na região norte do estado baiano. "Antigamente nosso olhar estava focado principalmente no combate, mas hoje, após muito alinhamento conjunto e a elaboração do Plano de Ações Preventivas 2024, estamos justamente em uma etapa de se pensar o tripé do combate aos incêndios florestais, e essa mudança de pensamento gerou a criação da Caravana Bahia Sem Fogo, pelo GT, com foco no preventivo", destacou.📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Já a coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo e diretora geral da Sema, Daniella Fernandes, exaltou a passagem da Caravana por três regiões e quase 30 municípios. "Nós já fizemos essa Caravana na Chapada Diamantina, no Oeste, e agora estamos na região Norte, finalizando no sábado em Miguel Calmon. Isso só nos mostra que estamos conseguindo fazer tudo aquilo que estava previsto no plano, que é capacitar brigadas voluntárias, promover educação ambiental e a conscientização na região e envolver os treinamentos que são necessários".
Capacitação intensiva
O curso conta com a presença de 41 alunos, sendo 37 Bombeiros Militares da Bahia e 4 do Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia. Possui carga horária de 521 horas, distribuídas ao longo de seis semanas, sendo 138 horas de aulas teóricas e 383 horas de aulas práticas. A formação possui aulas teóricas expositivas e interativas e aulas laboratoriais, além de aulas práticas com instituições públicas e privadas, a exemplo da participação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Criador do Cerra Grande, em Uruçuca, Bahia.
O comandante geral do CBMB, Adson Marchesini, salienta que a capacitação é mais um voto de confiança do Governo do Estado. "Nós temos uma tropa preparada e equipada para fazer frente às demandas do incêndio florestal, e é isso que nós estamos fazendo, procurando capacita-la para que possamos dar uma resposta positiva nas ocorrências de incêndio florestal na Bahia", disse. Marchesini sinaliza ainda que, além das instruções que ocorrem em Salvador e Simões Filho, o curso conta com instruções teóricas e práticas em todos os biomas do estado, visando o acondicionamento dos bombeiros militares ao desempenho dessas atividades.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.