Seagri se reúne com trabalhadores rurais para discutir plano emergencial contra a seca
Encontro realizado na manhã desta terça-feira
Na manhã desta terça-feira (26), o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, participou de uma reunião ao lado dos trabalhadores rurais no Sindicato da categoria para discutir o plano emergencial relacionado à seca extrema que afeta os distritos de Feira de Santana, ocasionada pelo fenômeno El Niño.
A Secretaria de Agricultura está implementando ações como distribuição de água potável, limpeza de aguadas, reforma de cisternas, distribuição de ração para animais de grande porte e, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), distribuição de cestas básicas para os trabalhadores rurais dos distritos cadastrados na Secretaria de Agricultura.
Alexandre Monteiro enfatizou a importância do Comitê do Codeter (Colegiado do Território Rural) para discutir as ações emergenciais lançadas pelo governo estadual visando resolver ou minimizar os danos causados pela seca. Ele destacou propostas de curto, médio e longo prazo, buscando a participação de Feira de Santana para beneficiar a cidade, ressaltando a necessidade de união para enfrentar os impactos negativos da seca na zona rural do município, deixando de lado questões políticas e partidárias.
A reunião foi organizada pela principal representante dos trabalhadores rurais, Conceição Borges, que salientou que o comitê foi criado para avaliar as ações de combate e convivência com a seca. Ela expressou preocupação com a demora das ações concretas e a necessidade de dialogar com o governador Jerônimo Rodrigues sobre a situação na zona rural dos municípios, observando que alguns municípios ainda não decretaram situação de emergência, o que impede a chegada das ações necessárias.
Alexandre também informou que realizou contato com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, para estabelecer uma agenda conjunta e tratar do plano emergencial para mitigar os efeitos da seca em Feira de Santana. "Ele se comprometeu a estabelecer uma agenda até os dias quatro ou cinco de janeiro, visando agilizar os recursos provenientes do estado da Bahia", salientou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.