Queda de árvores causa transtornos no Largo São Francisco

GeralFeira de Santana

Queda de árvores causa transtornos no Largo São Francisco

Uma das árvores caiu trazendo transtornos a várias residências

Crédito: Mario Sepúlveda/FE
As fortes chuvas que têm caído nos últimos dias, em Feira de Santana, deixam a população em muitos pontos da cidade preocupados com as consequências do mau tempo, como é o caso do tradicional Largo do São Francisco, onde tem muitas árvores sendo que algumas já caíram, outras estão a ponto de cair e podem causar graves transtornos.

No último sábado, uma das árvores caiu trazendo transtornos a várias residências e os moradores já identificaram outra árvore que pode cair a qualquer momento, caso persista o mau tempo, atingindo a residência da senhora Anísia Mendes da Silva, de 91 anos. "A situação é preocupante, preocupante mesmo porque atingi a todos", frisa. "Eu moro aqui desde que meus filhos eram pequenos e tô muito preocupada com isso daí", complementa. 

Marinalda Mendes da Silva, que é filha de dona Anísia, reforça a preocupação em relação à situação das árvores. "Já caiu uma árvore aqui e foi até bem próxima da casa de minha mãe, se ela tivesse na porta tinha sido atingida. Essa árvore atingiu até um carro que estava estacionado aqui, e a gente acredita que tá muito próximo de acontecer um desastre, uma tragédia. Já fizemos abaixo assinado para que houvesse a poda dessas árvores, mas agora a gente pede que retire essas que estão oferecendo risco. Já teve movimento aqui que era contra a retirada das árvores por causa de ecologia, mas agora elas estão oferecendo risco aos moradores, então alguma medida tem que ser tomada", afirma.

Para Carlos Emídio Ribeiro, comerciante da região a mais de 35 anos, o problema é antigo e ele relata como tem sido conviver o com o perigo constante. "A situação é difícil, e nós já pedimos, há quase 10 anos, para que façam a poda destas árvores, e quando é feito eles fazem a poda só das laterais e a copa da árvore não é podada. O perigo aqui é constante e todo período de chuva é isso, qualquer ventania cai árvore aqui. Essa não é a primeira e infelizmente a gente sabe que não vai ser a última", observa.

CUIDADOS

O diretor de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos, João Falcão, disse que a queda da árvores poderia ter sido evitada, caso houvesse o cuidado necessário por parte das pessoas, principalmente os comerciantes do local. "No caso, essa árvore teve suas raízes cortadas e o local foi cimentado. Já tínhamos feito uma poda drástica desta árvore, mas não teve jeito", disse.

Falcão reconhece que as árvores do Largo do São Francisco para os padrões atuais podem ser consideradas como obsoletas. "Elas não são mais recomendadas para arborização em espaços públicos. O ideal hoje era implantar as árvores que nós recomendamos e já temos um projeto neste sentido. A árvore que tombou agora, no Largo São Francisco, nós já estávamos avaliando, a partir de fotos que recebemos, que alguém ali da região cortou as raízes da árvore que caiu, e passaram cimento por cima. No momento que você corta uma raiz tem que se avaliar a planta, o local e a poda, e tem que se comunicar ao órgão responsável", observou.

O dirigente disse ainda que acompanhará a situação de perto e tomará as medidas necessárias para evitar maiores transtornos a população. "Nós vamos encaminhar um responsável a região para verificar a situação das árvores e se for constatado problemas faremos a poda imediatamente", informou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 20 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/