Putin aceita pausar ataques ao sistema elétrico da Ucrânia por 30 dias

GeralPausar ataques

Putin aceita pausar ataques ao sistema elétrico da Ucrânia por 30 dias

O acordo inclui negociações para um cessar-fogo marítimo no Mar Negro 

Foto: Divulgação/Kremelin

 O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (18) com uma proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que Rússia e Ucrânia suspendam ataques à infraestrutura energética uma da outra por 30 dias, informou o Kremlin após uma conversa telefônica entre os líderes.

Os dois países também iniciarão negociações no Oriente Médio sobre um cessar-fogo no Mar Negro, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

"Os líderes concordaram que o movimento para a paz resultará com um cessar-fogo de energia e infraestrutura, bem como negociações técnicas sobre a implementação de um cessar-fogo marítimo no Mar Negro, cessar-fogo total e paz permanente", disse um comunicado da Casa Branca.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Trump pressionou Putin a aceitar um cessar-fogo de 30 dias apoiado pelos EUA, que a Ucrânia já havia concordado, como parte de um esforço para um acordo de paz mais amplo. A guerra, iniciada em fevereiro de 2022 com uma invasão russa, atingiu um grande número de mortos e feridos, deslocou milhões de pessoas e destruiu cidades inteiras.

Putin afirmou na semana passada que apoiava, em princípio, a proposta dos EUA para uma trégua, mas destacou que suas forças continuariam as operações até que determinadas condições fossem atendidas.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 26 Março 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/