Procura por testes de Covid-19 e influenza dispara em Feira de Santana

GeralAlerta

Procura por testes de Covid-19 e influenza dispara em Feira de Santana

Cada vez mais feirenses tem ido atrás dos testes 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
Horas de espera nas filas de testagem Drive Thru, o motivo é a disparada nos sintomas de covid-19 e gripe, onde consequentemente, a procura por testagem também cresceu. Em Feira de Santana após as festas de fim de ano, cada vez mais feirenses e até pessoas de outras localidades do Estado, tem ido atrás dos testes.

Eliene Castro estava na fila de espera do Drive Thru do laboratório Ihef para que seu neto fizesse o teste, para ela o tamanho da procura causou estranhamento. "Me surpreendi muito com o tamanho da fila, o que pode significar que os casos de covid aumentaram muito, e claro, aglomeração demais, deu nisso", contou Eliene, que veio de Salvador para o interior do Estado, mas deu uma passada em Feira de Santana para realizar o teste quando seu neto teve sintomas de gripe.

"A gente precisa saber se é mesmo gripe ou outra coisa, aí viemos fazer o teste", disse. No entanto, o que assustou a soteropolitana é que o preço aumentou sem nenhuma explicação. "Ligamos de manhã e o teste estava custando R$150, agora, quando chegamos aqui, já está em R$180", afirmou.

ALERTA

O físico e pesquisador da Universidade de Vermont (EUA) Vitor Mori alertou para a importância da testagem para compreender o cenário atual da pandemia. "Principalmente com uma epidemia de Influenza correndo em paralelo. Além disso, um teste positivo é muito importante para aumentar a adesão ao isolamento caso o indivíduo esteja infectado, orientando o período de isolamento. Justamente por seu papel fundamental no controle da pandemia, a testagem deveria ser ampla, rápida e acessível", disse.

No Brasil, a média móvel de casos segue uma tendência de alta. Com índice de mais de 8 mil casos na segunda-feira (3), houve crescimento de 153% em relação ao cálculo de duas semanas atrás.

Mesmo com a subida após o apagão de dados sobre a covid-19, o balanço no site do Ministério da Saúde ainda não foi completamente resolvido. "Infelizmente no atual momento, além do apagão de dados, também temos um gargalo para agendamento e realização de testes, com enormes dificuldades para marcá-los, além de um preço proibitivo, num momento de inflação e crise econômica", ressaltou Mori.

Isis Nunes é supervisora administrativa do laboratório Ihef e supervisora direta do Drive Thru na unidade, e para ela, as festas de fim de ano movimentaram as testagens. "A demanda vem aumentando bastante desde o natal, mas, desde segunda, estamos tendendo um contingente muito grande, tanto para testes de Covid, quanto para Influenza", constatou.

Durante os testes realizados no local, um deles deu positivo para Flurona, a infecção simultânea pelo coronavírus e pelo vírus influenza, causador da gripe. A palavra é uma junção de "flu", que significa gripe em inglês, com corona.

Ainda de acordo com a supervisora, dentre os testes positivos nas duas doenças, uma faixa etária se destaca. "A maioria dos positivos são da população jovem e de média idade". "Estamos tentando de todas as formas abraçar a população, o nosso Drive está aqui para mostrar a população que eles podem contar conosco para a segurança no diagnóstico. Independente do resultado que der, eles não passarão por aglomerações aqui, é cada um no seu carro", concluiu Isis. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/