Procon alerta sobre práticas que o Código de Defesa do Consumidor proíbe

GeralDireitos

Procon alerta sobre práticas que o Código de Defesa do Consumidor proíbe

É crime ameaçar, coagir ou constranger o consumidor.  

Foto: Jorge Magalhães/ Secom

Notícias policiais de Feira de Santana - A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon) alerta sobre seis práticas proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e orienta quanto as práticas abusivas.

De acordo com o artigo 39 do CDC, é vedado fornecer, enviar ou entregar ao consumidor qualquer produto ou fornecer qualquer serviço sem solicitação prévia. Desta forma, o envio de cartões de crédito sem solicitação é uma prática proibida.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Ainda conforme o artigo 39, inciso X, o aumento de preço sem motivo justo é uma prática abusiva. O artigo cita ainda que a venda casada - uma prática em que os fornecedores impõem ao vender um produto ou serviço - também se enquadra quando o comerciante exige uma quantidade mínima para a compra.

O Procon explica que o consumidor tem direito de exigir o que foi prometido, em casos que o vendedor não cumpriu o que prometeu em uma oferta. Tem opção de escolher outro produto similar ou desistir da compra e receber seu dinheiro de volta. O direito é previsto no artigo 35.

O arrependimento de compras pela internet é garantido. Desta forma, o cliente pode desistir em até sete dias e ter o dinheiro ressarcido, conforme prevê o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Outra situação apontada pelo Procon é o constrangimento ao cliente, conforme estabelece o artigo 71. É crime ameaçar, coagir ou constranger o consumidor. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/