Procissão do Fogaréu volta ser realizada em Feira de Santana
Evento será realizado nesta Quinta-feira Santa
Após dois anos de suspensão por conta da pandemia de Covid-19, volta a ser realizada em Feira de Santana nesta quinta-feira (14) a Procissão do Fogaréu. O cortejo sai às 20 horas, da Capela Nossa Senhora da Piedade, localizada no estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara
Em 2019, em seu último cortejo antes do isolamento social imposto pela pandemia, a Procissão do Fogaréu completava 159 anos em Feira de Santana. É uma forte tradição da Santa Casa de Misericórdia e Igreja Católica que ao longo dos anos atrai centenas de fieis."É um momento de fé, devoção e de seriedade em respeito ao cortejo de Jesus de Cristo", observa Risomário Lobo, primeiro procurador da Mesa Administrativa da Santa Casa. A procissão integra o calendário religioso, cultural e histórico de Feira.
O cortejo percorre algumas avenidas da cidade em direção à Catedral Metropolitana de Santana. "É uma tradição da Igreja Católica que reconstrói a busca e a prisão de Jesus por Judas e pelos soldados romanos com tochas acesas que procuravam pelo messias no Horto das Oliveiras", rememora o cura Paulo Tarso Bispo, da Catedral de Santana.
No passado, somente homens participavam do cortejo. Hoje todos se somam ao evento – "famílias seguem a tradição e contamos com a presença de homens e mulheres de todas as idades", destaca o cura.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.