Prefeitura de Feira mobiliza moradores dos distritos para vacinação contra a dengue
Prefeito José Ronaldo e secretário de Saúde, Rodrigo Matos, acompanharam ação neste sábado
Moradores da zona rural de Feira de Santana foram mobilizados neste sábado (1°) a comparecer às unidades de saúde com crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, para receber a vacina contra a dengue. O prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, acompanharam a ação do dia "D".
Os esforços da Secretaria Municipal de Saúde estão concentrados para atingir a meta de 45 mil vacinados, contudo pouco mais de 20 mil receberam a primeira dose e 8.702 completaram o ciclo de imunização.
"Na semana passada fizemos essa ação na sede do município e, hoje, viemos aos distritos para intensificar a prevenção à dengue. Importante que cada um faça a sua parte, levando crianças e adolescentes para tomarem a vacina e reforçando os cuidados em suas casas", disse o prefeito.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H:Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O titular da pasta, Rodrigo Matos, destacou a importância da vacinação chamando a atenção que pessoas nessa faixa etária são mais suscetíveis à doença. No país foi o grupo que registrou o maior número de óbitos por dengue.
"É importante dizer que essa é uma vacina segura e evita 85% das complicações para dengue. A forma grave da doença pode resultar em hospitalizações e levar a pessoa a óbito", enfatiza.
A vacinação foi intensificada na sede dos oito distritos e ocorreu das 8h às 13h nas Unidades de Saúde da Família: Humildes II, Matinha, Bonfim de Feira, Jaguara I e II, Jaíba, São José I e II, e Tiquaruçu.
Rodrigo Matos ainda destacou que combater a proliferação do mosquito é responsabilidade de cada cidadão.
"As altas temperaturas e as chuvas periódicas criam condições favoráveis para a reprodução do mosquito, por isso não se deve deixar água parada em vasilhames, pneus, garrafas plásticas, entre outros recipientes", alertou.
Além da vacinação, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti foram ampliadas nas proximidades das USFs. O trabalho dos agentes de endemias também foi intensificado para reduzir os focos do inseto.
Vale lembrar que a vacina contra à dengue está disponível nas unidades Básica de Saúde e de Saúde da Família de segunda a sexta-feira, em seu horário de funcionamento.
"A Prefeitura está fazendo esse esforço de abrir as unidades de saúde aos sábados para oportunizar que todos sejam vacinados. Mas reforçamos que, independente do dia "D" de mobilização, a vacina contra a dengue está disponível em toda a rede da Atenção Primária", pontua Rodrigo Matos.
ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA
Além da vacinação contra a dengue, a população dos distritos ainda pode atualizar a caderneta de imunização contra outras doenças. Foram feitas aplicações contra varicela, HPV, hepatites A e B, influenza e meningite.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.