Prefeitura de Feira de Santana trabalha na reativação do programa Feira Digital

GeralFeira Digital

Prefeitura de Feira de Santana trabalha na reativação do programa Feira Digital

Equipe técnica do Departamento de Projetos e Sistemas está concentrando esforços para restabelecer o serviço

Foto: Divulgação

Feira de Santana Notícias 24h - A Prefeitura de Feira de Santana está empenhada na reativação do programa Feira Digital - Internet Gratuita para o Povo. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicação Egberto Costa (Funtitec), Antônio Carlos Coelho, a equipe técnica do Departamento de Projetos e Sistemas está concentrando esforços para restabelecer o serviço, fornecido pela empresa BR Fibras.

Antes da reativação, foi necessária a formalização de um aditivo contratual entre a Secretaria Municipal de Administração e a BR Fibras. Como resultado dessa negociação, a Prefeitura obteve um desconto de R$ 40 mil no valor do contrato anual, que agora totaliza R$ 223 mil.

Segundo o presidente da Funtitec, o link de internet já foi reativado em cerca de 30 órgãos municipais, incluindo secretarias e unidades públicas. Entre os locais que já contam com o serviço estão a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Settdec), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com exceção das UPAs e postos de saúde –, o Almoxarifado da SMS, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos teatros Maestro Miro e Margarida Ribeiro.

"O serviço também foi restabelecido nas estações de ônibus e em todas as estações do BRT, garantindo conectividade aos usuários do transporte público", acrescenta Coelho.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O programa Feira Digital conta atualmente com uma rede de fibra óptica de mais de 240 quilômetros, incluindo a cobertura da rede municipal de educação. A Prefeitura segue avançando na expansão do serviço, com reativações previstas para locais estratégicos, como o Mercado de Arte Popular, o Centro de Abastecimento, o Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), além de bibliotecas em Humildes e Bonfim de Feira e na Praça do CEU, nos bairros Aviário e Jardim Acácia.

Antônio Carlos Coelho informa que nos distritos a reativação do Feira Digital também está em andamento. "Em Maria Quitéria, um rádio Wi-Fi já está em operação, e um novo equipamento será instalado para ampliar a cobertura. Em Jaguara, um rádio foi instalado na sede do distrito, e um segundo será adicionado para melhorar a conexão, considerando a distância da torre de internet localizada no Morro de Maria Quitéria", explica.

Outros distritos contemplados incluem Bonfim de Feira, Humildes, Matinha, Governador João Durval, Tiquaruçu e Jaíba. Em Humildes, por exemplo, dois novos rádios serão instalados para fortalecer o sinal.

A prefeitura está preparando novas licitações para aquisição de rádios de internet, garantindo a retomada do serviço. No entanto, o processo dependerá da conclusão dos certames, assinatura de contratos com empresas fornecedoras e da disponibilidade de recursos financeiros.

Atualmente, o Feira Digital conta com uma velocidade de 15 gigabits, garantindo atendimento à rede de fibra óptica, aos rádios de internet já operacionais e aos novos equipamentos que serão adquiridos. "A expectativa da administração municipal é que, com os investimentos planejados, o serviço seja ampliado para beneficiar não apenas a sede de Feira de Santana, mas também os distritos e povoados", conclui o presidente.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 01 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/