Prefeitura de Feira de Santana trabalha na reativação do programa Feira Digital
Equipe técnica do Departamento de Projetos e Sistemas está concentrando esforços para restabelecer o serviço
Feira de Santana Notícias 24h - A Prefeitura de Feira de Santana está empenhada na reativação do programa Feira Digital - Internet Gratuita para o Povo. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicação Egberto Costa (Funtitec), Antônio Carlos Coelho, a equipe técnica do Departamento de Projetos e Sistemas está concentrando esforços para restabelecer o serviço, fornecido pela empresa BR Fibras.
Antes da reativação, foi necessária a formalização de um aditivo contratual entre a Secretaria Municipal de Administração e a BR Fibras. Como resultado dessa negociação, a Prefeitura obteve um desconto de R$ 40 mil no valor do contrato anual, que agora totaliza R$ 223 mil.
Segundo o presidente da Funtitec, o link de internet já foi reativado em cerca de 30 órgãos municipais, incluindo secretarias e unidades públicas. Entre os locais que já contam com o serviço estão a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Settdec), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com exceção das UPAs e postos de saúde –, o Almoxarifado da SMS, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos teatros Maestro Miro e Margarida Ribeiro.
"O serviço também foi restabelecido nas estações de ônibus e em todas as estações do BRT, garantindo conectividade aos usuários do transporte público", acrescenta Coelho.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O programa Feira Digital conta atualmente com uma rede de fibra óptica de mais de 240 quilômetros, incluindo a cobertura da rede municipal de educação. A Prefeitura segue avançando na expansão do serviço, com reativações previstas para locais estratégicos, como o Mercado de Arte Popular, o Centro de Abastecimento, o Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), além de bibliotecas em Humildes e Bonfim de Feira e na Praça do CEU, nos bairros Aviário e Jardim Acácia.
Antônio Carlos Coelho informa que nos distritos a reativação do Feira Digital também está em andamento. "Em Maria Quitéria, um rádio Wi-Fi já está em operação, e um novo equipamento será instalado para ampliar a cobertura. Em Jaguara, um rádio foi instalado na sede do distrito, e um segundo será adicionado para melhorar a conexão, considerando a distância da torre de internet localizada no Morro de Maria Quitéria", explica.
Outros distritos contemplados incluem Bonfim de Feira, Humildes, Matinha, Governador João Durval, Tiquaruçu e Jaíba. Em Humildes, por exemplo, dois novos rádios serão instalados para fortalecer o sinal.
A prefeitura está preparando novas licitações para aquisição de rádios de internet, garantindo a retomada do serviço. No entanto, o processo dependerá da conclusão dos certames, assinatura de contratos com empresas fornecedoras e da disponibilidade de recursos financeiros.
Atualmente, o Feira Digital conta com uma velocidade de 15 gigabits, garantindo atendimento à rede de fibra óptica, aos rádios de internet já operacionais e aos novos equipamentos que serão adquiridos. "A expectativa da administração municipal é que, com os investimentos planejados, o serviço seja ampliado para beneficiar não apenas a sede de Feira de Santana, mas também os distritos e povoados", conclui o presidente.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.