Prefeitura amplia serviços de saúde para crianças e adolescentes com autismo em Feira de Santana
Além da ampliação do espaço e atendimentos prestados, o CER-TEA deverá ainda atender à demanda reprimida.
Na manhã desta quarta-feira (2), data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) e a Secretaria de Saúde, ampliou os serviços do CER-TEA (Centro de Referência Municipal para Tratamento do Espectro Autista). O equipamento municipal está localizado na rua Itacarambi, no bairro Muchila, ao lado do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.
No CER=TEA, já eram ofertados atendimentos em psicomotricidade, psicologia, nutrição, psicopedagogia e serviço social. No entanto, a partir de agora as cerca de 70 crianças e adolescentes, entre 3 e 12 anos de idade, com a Síndrome do Espectro Autista, receberão novos serviços especializados com odontólogos, psiquiatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e enfermeiro.
Os novos serviços foram entregues pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e pela secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio.
Além da ampliação do espaço e atendimentos prestados, o CER-TEA deverá ainda atender à demanda reprimida, que corresponde a mais de 150 crianças na fila de espera, para receber o acompanhamento.
"Essa ampliação aqui do CER-TEA é uma assistência que a Sedeso disponibiliza para as mães também atípicas, que precisam dos seus direitos garantidos, os encaminhamentos necessáriso para conseguir os benefícios, e também para essas crianças, que precisam de mais profissionais. Então, estamos ampliando o serviço, além de zerar a fila, fazendo uma parceria com a Secretaria de Saúde, para cada vez mais estarmos aumentando essa transversalidade dos serviços, a união da rede", pontuou a secretária Gerusa Sampaio, em entrevista ao Folha do Estado.
O secretário de saúde, Rodrigo Matos, destacou que existia uma carência da assistência com profissionais de saúde, e após uma visita ao local foi elaborado o plano de ação.
"Este é um equipamento importante da cidade. Esses pacientes geralmente são tratados no Caps Infantil, mas vamos agora reduzir esse quantitativo lá, trazendo para esse centro, que é especializado. A ideia é que a gente possa qualificar a assistência."
O prefeito José Ronaldo se comprometeu a fornecer o suporte necessário a todas as pessoas, crianças e adultos, no município, que necessitam desses atendimentos.
"Desde que tomamos posse analisamos e fizemos esse planejamento, e neste dia de conscientização sobre o autismo, estamos aqui dialogando com a sociedade. Existem também milhares de crianças matriculadas na rede municipal e estamos tomando as providências, com a nomeação dos 300 professores, dos quais 200 já apresentaram a documentação e já marcamos o dia da posse", disse.
Segundo a prefeitura, para matricular a criança ou adolescente no CER-TEA, é necessário primeiro passar por atendimento no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil), onde receberá o diagnóstico do neurologista.
Além disso, somente são aceitos no local, crianças e adolescentes na faixa etária entre 3 e 12 anos; ser residente do município e estar inscrito no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro a qual reside para comprovar vulnerabilidade social.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.