Melhor em Casa: a assistência que acolhe, promove o bem-estar e a melhoria da saúde
O serviço é prestado por equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde
Feira de Santana Notícias 24h - Maria Valentina Silva, de 1 ano e 10 meses, nasceu com hidrocefalia e necessita de cuidados redobrados. Na casa onde mora, no Parque Panorama, recebe toda a assistência que precisa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o programa Melhor em Casa.
Diante do olhar amoroso e de atenção da mãe, a dona de casa Mônica Milena Sena lembra que recebeu o diagnóstico da filha aos seis meses de gestação no exame de ultrassom.
"Ela nasceu na 37ª semana de gestação. Passamos três meses no hospital devido a crises convulsivas e uma parada cardíaca, sendo preciso submetê-la a traqueostomia. No início foi muito difícil, mas sempre dei o meu melhor. Hoje acompanho a evolução da minha filha e agradeço toda a atenção que ela recebe".
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Em casa, Maria Valentina recebe os cuidados de uma equipe multidisciplinar. São 10 profissionais que se revezam na assistência. "Depois dos atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia, ela já consegue abrir a boca. Os resultados têm sido excelentes e as expectativas são sempre de que minha filha vai melhorar cada vez mais", diz confiante a dona de casa.
Além dessa assistência, Maria Valentina é acompanhada por um clínico, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e, nesta quinta-feira (27), recebeu atendimento do odontólogo, viabilizado pelo projeto Sorrir com o Sad - iniciativa da Divisão Odontológica em conjunto com o programa Melhor em Casa.
"Estamos fazendo um trabalho preventivo em conjunto com outras especialidades para possibilitar a higienização completa das unidades dentárias, evitando possíveis problemas futuros como dores, perda de dentes, cáries e doenças periodontal", disse a odontóloga que atua na rede municipal de Saúde, Cristina Naísa.
A coordenadora do Melhor em Casa, Geovana Oliveira, destaca que atualmente estão sendo acompanhados na própria residência 25 pessoas. "São pacientes com maior complexidade, precisam de cuidados mais frequentes e que apresentam dificuldade de locomover-se até a unidade de saúde", explica.
Para solicitar a assistência, a demanda pode ser espontânea ou o paciente é encaminhado através das unidades da Atenção Primária à Saúde [UBS e USF] ou hospitalar, no caso dos que estejam hospitalizados.
A partir daí é agendada uma visita de elegibilidade/desospitalização onde será preenchido um formulário para identificar se a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e logo após, a possível admissão.
A base do Melhor em Casa funciona na rua Americana, número 164, bairro Parque Ipê.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.